Momento emocionante em estádio
O sueco Armand Duplantis estabeleceu esta segunda-feira, pela nona vez, o recorde mundial do salto com vara, atingindo a marca de 6,25 metros, durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Este feito garantiu-lhe a mais previsível das medalhas de ouro no atletismo.
Aos 24 anos, Duplantis assegurou o ouro ao saltar 6,00 metros, mas decidiu ir além, superando a fasquia dos 6,25 metros para definir o novo recorde mundial. Este salto memorável abrilhantou a sua segunda medalha de ouro olímpica, juntando-se aos títulos mundiais conquistados em Oregon 2022 e Budapeste 2023.
Nos primeiros dois ensaios, Duplantis derrubou a fasquia por muito pouco, mas no terceiro, determinado, conseguiu ultrapassá-la, para o delírio das milhares de pessoas presentes no estádio. Este momento contrastou fortemente com a sua consagração nos jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, que foi celebrada num estádio vazio em Tóquio devido às restrições do Covid-19.
Consistência nas competições
Imbatível em grandes competições desde 2020, e raramente derrotado, Duplantis mostrou uma concentração exemplar para alcançar o recorde. Já tinha quebrado o recorde mundial por oito vezes, a última em abril deste ano, em Xiamen, na China, com 6,24 metros.
Com apenas 24 anos e ainda dois ciclos olímpicos pela frente, é difícil prever os limites deste atleta já considerado por muitos como um dos maiores desportistas do século.
O pódio
A medalha de prata foi conquistada pelo norte-americano Sam Kendricks, campeão mundial em 2017 e 2019, com um salto de 5,95 metros. O bronze foi entregue ao grego Emmanouil Karalis, que alcançou os 5,90 metros.