Proposta de sucessão
A Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) decidiu, na última sexta-feira, por unanimidade, propor que o atual vice-presidente, Artur Lopes, assuma a presidência do COP.
Esta mudança ocorre em consequência do falecimento de José Manuel Constantino, que ocupava o cargo de presidente e faleceu no domingo passado, aos 74 anos, após uma doença prolongada. A decisão será formalmente votada na Assembleia Plenária marcada para o início de setembro.
O comunicado oficial divulgado no sítio do COP esclarece que a proposta para a substituição será apresentada e discutida na Assembleia Plenária, cuja convocação está prevista para o início de setembro. O novo presidente ocupará o cargo até às eleições que deverão ocorrer no primeiro trimestre de 2025.
Trajetória de Artur Lopes
Artur Lopes, ex-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, está no COP há 24 anos como vice-presidente. Iniciou funções ao lado de Vicente Moura e acompanhou os três mandatos de José Manuel Constantino. Lopes traz consigo uma vasta experiência no desporto nacional e na liderança de organismos desportivos.
Legado de José Manuel Constantino
José Manuel Constantino presidiu ao Comité Olímpico de Portugal desde 26 de março de 2013, e sob a sua liderança, o país obteve duas das suas melhores performances olímpicas. Portugal conquistou quatro medalhas em Tóquio 2020 e em Paris 2024. Constantino também teve um papel de destaque como presidente do Instituto de Desporto de Portugal e da Confederação do Desporto de Portugal.
Reconhecido pelo seu trabalho no desporto, Constantino foi autor de vários livros e artigos sobre o tema e recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto em 2016 e pela Universidade de Lisboa em 2023.
A transição na presidência do COP marca o início de uma nova fase para o organismo, mantendo a continuidade e a visão estratégica para o desporto português.