18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Bilionário da Geórgia doará cerca 10 milhões à seleção por desempenho no Euro

- Bilionário da Geórgia doará cerca 10 milhões à seleção por desempenho no Euro
 

Bidzina Ivanichvili, o homem mais rico da Geórgia

Bidzina Ivanichvili, considerado o “líder na sombra” do país, decidiu doar mais de 30 milhões de lari georgianos (cerca de 10 milhões de euros) à seleção georgiana de futebol, em virtude da histórica qualificação para os oitavos de final do Euro 2024. Nesta quarta-feira (27), a equipa venceu Portugal por 2-0, garantindo o 3.º lugar no grupo F e avançando na competição.

Quem é Bidzina Ivanichvili?

Bidzina Ivanichvili é uma figura proeminente na Geórgia, mesmo sem ocupar cargos governamentais. Com uma fortuna estimada em 4,5 mil milhões de euros, ele representa quase 25% do PIB do país. Aos 68 anos, o oligarca já foi primeiro-ministro entre 2012 e 2013 e fundou um partido político com uma postura conservadora e antiocidental nos últimos anos.

Campanha histórica da Geórgia no Euro

Durante a fase de grupos do Euro, a Geórgia obteve uma vitória, um empate e uma derrota. O destaque foi a primeira vitória da história do país em grandes competições, marcando um feito histórico. Até à década de 1990, a Geórgia fazia parte da extinta União Soviética.

Independentemente do resultado do próximo confronto contra a Espanha no domingo, dia 30, a seleção georgiana receberá a generosa doação de Ivanichvili. Em caso de mais uma vitória, o valor será dobrado, celebrando ainda mais a jornada inédita da equipa no Euro.

Vivaposta
317 articles