Bidzina Ivanichvili, o homem mais rico da Geórgia
Bidzina Ivanichvili, considerado o “líder na sombra” do país, decidiu doar mais de 30 milhões de lari georgianos (cerca de 10 milhões de euros) à seleção georgiana de futebol, em virtude da histórica qualificação para os oitavos de final do Euro 2024. Nesta quarta-feira (27), a equipa venceu Portugal por 2-0, garantindo o 3.º lugar no grupo F e avançando na competição.
Quem é Bidzina Ivanichvili?
Bidzina Ivanichvili é uma figura proeminente na Geórgia, mesmo sem ocupar cargos governamentais. Com uma fortuna estimada em 4,5 mil milhões de euros, ele representa quase 25% do PIB do país. Aos 68 anos, o oligarca já foi primeiro-ministro entre 2012 e 2013 e fundou um partido político com uma postura conservadora e antiocidental nos últimos anos.
Campanha histórica da Geórgia no Euro
Durante a fase de grupos do Euro, a Geórgia obteve uma vitória, um empate e uma derrota. O destaque foi a primeira vitória da história do país em grandes competições, marcando um feito histórico. Até à década de 1990, a Geórgia fazia parte da extinta União Soviética.
Independentemente do resultado do próximo confronto contra a Espanha no domingo, dia 30, a seleção georgiana receberá a generosa doação de Ivanichvili. Em caso de mais uma vitória, o valor será dobrado, celebrando ainda mais a jornada inédita da equipa no Euro.