Desempenho em Paris 2024
A portuguesa Eliana Bandeira expressou esta quinta-feira que saiu da qualificação do lançamento do peso nos Jogos Olímpicos Paris 2024 com a sensação de ter dado o seu máximo. No entanto, reconheceu que as suas adversárias foram superiores.
Na sua primeira participação em Jogos Olímpicos, Eliana Bandeira alcançou a 15.ª posição, com a sua melhor marca a atingir 17,97 metros no segundo ensaio. Nos outros lançamentos, registou 16,86 e 17,76 metros, ficando apenas a 19 centímetros da zona de qualificação.
“Senti que dei o meu melhor, sem dúvida. A nível mental, estava na minha melhor forma, e estou satisfeita com a minha prestação. Depois do segundo lançamento, tentei gerir a situação, observando a minha posição no ecrã. No último lançamento, ainda lutei para ultrapassar os 18 metros, o que certamente me teria garantido a qualificação. Mas outras atletas foram melhores do que eu, e tenho de reconhecer isso”, afirmou.
Perspetivas para Los Angeles 2028
Na zona mista do Stade de France, Eliana Bandeira demonstrou satisfação com o trabalho realizado ao longo da época e já está focada nos próximos Jogos Olímpicos, em Los Angeles 2028. “Isso dá-me esperança para os próximos Jogos, onde não só espero lutar por uma final, mas sobretudo por medalhas. Vou trabalhar nestes quatro anos com esse objetivo, para chegar na melhor forma, tanto física como mental, tal como consegui aqui”, declarou.
Agradecimento ao apoio dos portugueses
Eliana Bandeira aproveitou também para agradecer o apoio dos portugueses: “Quero agradecer a todos os que torceram por mim, que vibraram com a minha participação. Senti essa energia, mesmo à distância. Saio contente com este 15.º lugar, porque sei que dei o meu melhor.”
Presença de Portugal na final
Apesar de Eliana não ter avançado para a final, Portugal estará representado por Jéssica Inchude, que terminou a qualificação na nona posição, garantindo assim a sua passagem.
Inchude não alcançou os 19,15 metros necessários para o apuramento direto, mas a sua melhor marca de 18,36 metros, conseguida à segunda tentativa, foi suficiente para se classificar entre as 12 finalistas, apesar de ter feito dois lançamentos nulos.
A final do lançamento do peso está marcada para sexta-feira, às 19h37 locais (18h37 em Portugal continental).