Novo formato trará maior diversidade e representatividade
A FIFA anunciou que aumentará de sete para 35 o número de comités responsáveis por questões estratégicas da entidade, visando discutir e moldar o futuro do futebol. Os novos grupos, cada um podendo ter até 20 membros, abordarão temas como o envolvimento dos adeptos, inovação tecnológica, eSports, desenvolvimento do futebol feminino, entre outros.
Decisão aprovada pelo Congresso da FIFA com objetivo de modernização
A decisão de ampliar o número de comités foi aprovada durante o Congresso realizado em maio, na Tailândia, com apoio do presidente da entidade, Gianni Infantino. A mudança visa modernizar a estrutura da FIFA e permitir maior envolvimento dos membros nos processos de tomada de decisão, além de garantir representatividade e diversidade nos debates sobre o futebol a nível internacional.
Nova composição permitirá maior participação e representatividade
Os membros destes comités não receberão remuneração, mas poderão ter direito a diárias em casos de deslocações ao serviço da FIFA. As 211 associações filiadas terão até 8 de setembro para indicar até três candidatos, sendo obrigatoriamente uma mulher, para ocupar os lugares nos 35 comités. O Conselho da FIFA será responsável por definir os integrantes de cada grupo, procurando garantir diversidade e especialização em diferentes áreas do futebol.
Os principais comités da FIFA, destacando os originais (*)
- Financeiro*
- Desenvolvimento*
- Médico*
- Arbitragem*
- Associações Membro*
- Competições Masculinas de Seleções
- Competições Femininas de Seleções
- Competições Masculinas de Clubes
- Competições Femininas de Clubes
- eSport
- Futuro do Futebol
- Regras do Futebol
A iniciativa visa impulsionar a inovação e o desenvolvimento do futebol em diversas áreas, promovendo um ambiente de discussão e colaboração entre os diferentes sectores da modalidade. A expectativa é que a criação dos novos comités contribua para uma gestão mais eficiente e inclusiva, alinhada com as demandas e desafios atuais do desporto.