18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Fifa enfrenta processo devido ao Super Mundial de Clubes de 2025 | Descubra mais

- Fifa enfrenta processo devido ao Super Mundial de Clubes de 2025 | Descubra mais

Ação judicial movida pela FifPro contra a FIFA

O Sindicato Internacional dos Jogadores de Futebol, conhecido como FifPro, anunciou na quinta-feira, dia 13, que entrou com uma ação judicial contra a FIFA devido ao Super Mundial de Clubes de 2025. A entidade que governa o futebol mundial decidiu incluir unilateralmente no calendário um torneio, sem consultar os atletas, violando assim, segundo a FifPro, os direitos dos jogadores.

Grupos de jogadores da Europa unem-se para contestar calendário desportivo

Com o apoio da FifPro Europe, da Associação dos Jogadores Profissionais de Inglaterra e da União Nacional dos Futebolistas Profissionais de França, foi solicitado ao Tribunal de Comércio de Bruxelas que o caso fosse levado ao Tribunal de Justiça da União Europeia. A FifPro declarou em comunicado que “os jogadores e os seus sindicatos têm consistentemente sublinhado que o calendário do futebol está sobrecarregado e inviável”.

Grande desafio logístico

O Super Mundial de Clubes contará com a participação de 32 clubes e os atletas terão de competir nos Estados Unidos, entre meados de junho e meados de julho de 2025. Com o período de preparação e viagem, o torneio adiciona cerca de seis semanas de trabalho extra a um calendário já muito preenchido.

Recentemente, o Super Mundial de Clubes ganhou destaque após uma declaração do treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, afirmando que o clube não participaria do torneio por falta de incentivos financeiros. Após o Real Madrid esclarecer em comunicado que a sua participação nunca esteve em dúvida, Ancelotti teve de reformular as suas palavras.

Vivaposta
317 articles