Novo integrante do Grupo D será decidido em jogo extra
A FIFA está a considerar a realização de um jogo extra para definir o último integrante do Grupo D do Mundial de Clubes de 2025, que conta com o Flamengo, o Chelsea e o Espérance, da Tunísia. A medida foi tomada após a exclusão do Club León, do México, devido a um conflito de interesse com o Pachuca, que pertence ao mesmo grupo empresarial.
Club América e Los Angeles FC disputarão play-off pela vaga
Com a saída do León, a FIFA pretende que o Club América, do México, e o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, disputem um play-off para determinar quem ocupará a vaga restante na competição. O Club América foi escolhido por ser a equipa melhor classificada da Concacaf no Ranking de Clubes da FIFA, enquanto o LAFC foi vice-campeão da Concachampions de 2023, torneio vencido pelo León.
Decisão final sobre novo integrante do grupo pode demorar
No entanto, a decisão final sobre o novo integrante do grupo do Flamengo pode demorar. A questão será analisada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que tem uma audiência marcada para o dia 23 de abril. Dependendo do julgamento, o vencedor do confronto entre Club América e LAFC pode não ser automaticamente confirmado no torneio.
Pronunciamento oficial da FIFA
“A FIFA pode confirmar que está a considerar um jogo de play-off entre o LAFC e o Club América pelo direito de participar no Mundial de Clubes da FIFA 2025, substituindo o Club León após a decisão do Comité de Recurso da FIFA. O vencedor do play-off qualificar-se-á, a menos que procedimentos legais determinem o contrário. Mais detalhes serão fornecidos oportunamente.”