Quarto lugar na prova de triatlo PT5
Filipe Marques, atleta português, alcançou a quarta posição na prova de triatlo PT5 dos Jogos Paralímpicos Paris’2024, ficando a apenas 40 segundos da medalha de bronze. Esta competição, que decorreu junto à Ponte Alexandre III, em Paris, foi adiada de domingo para segunda-feira devido à má qualidade da água do rio Sena.
Desempenho na prova
Na sua estreia em competições paralímpicas de triatlo, Filipe Marques completou a prova em 59 minutos e 59 segundos. Ficou a 40 segundos do alemão Martin Schulz, que conquistou o bronze, com um tempo de 59 minutos e 19 segundos. O norte-americano Chris Hammer sagrou-se campeão paralímpico, sendo o único a completar a prova em menos de 59 minutos (58:44). O brasileiro Ronan Cordeiro conquistou a prata com um tempo de 59 minutos e 1 segundo.
Análise da prestação
Filipe Marques, que tem uma limitação de mobilidade num dos pés, ficou satisfeito com a sua classificação, que garantiu o oitavo diploma para Portugal nestes Jogos. Apesar de ter como objetivo principal o top-5, o atleta admitiu que esteve sempre a “olhar para as medalhas” e que ficou muito perto do pódio.
Marques destacou-se na natação, completando os 750 metros em 10 minutos e 37 segundos, mas esperava ganhar ainda mais tempo neste segmento, o seu ponto forte. Contudo, a corrente do rio Sena não foi favorável. Após a prova de 20 quilómetros de ciclismo, onde cronometrava 42 minutos e 11 segundos, caiu para o quinto lugar. Na corrida de 5 quilómetros, conseguiu recuperar uma posição, terminando em quarto.
Olhos em Los Angeles 2028
Apesar de estar focado em Los Angeles 2028, Filipe Marques sublinha que a sua época ainda não terminou. Nas próximas semanas, participará no Campeonato da Europa e no Campeonato do Mundo, onde espera alcançar bons resultados antes de começar a preparar os próximos objetivos.
Participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos
Os Jogos Paralímpicos Paris’2024 marcaram a estreia de Portugal nas modalidades de triatlo e powerlifting. A comitiva portuguesa, composta por 27 atletas, já conquistou três medalhas – duas de ouro e uma de bronze – e obteve oito diplomas.