Jan de Boer brilha na sua estreia
Na primeira jornada do Campeonato Norueguês, uma cena curiosa chamou a atenção dos adeptos. O guarda-redes Jan de Boer, do Bryne FK, foi premiado com quatro tabuleiros de ovos após ser eleito o melhor em campo, apesar da derrota frente ao Bodo/Glimt. Mesmo sofrendo um golo, o guardião destacou-se com uma série de defesas e ainda defendeu um penálti na sua estreia pela equipa.
As caixas de ovos, que substituíram o habitual troféu de melhor em campo, têm um significado especial para o clube recém-promovido à elite após 22 anos. O Bryne FK tem fortes ligações com a agricultura local, o que explica a escolha invulgar do prémio. Os tabuleiros de ovos foram gentilmente cedidos pela empresa local Steinsland & Co, da mesma cidade do clube. Segundo informações da BBC Sports, para o próximo jogador em destaque, o clube planeia oferecer caixas de leite.
Clube norueguês mantém laços com a comunidade local
Curiosamente, o Bryne FK foi o primeiro clube na carreira do atual maior astro do futebol norueguês, Erling Haaland, que atualmente joga no Manchester City. A ligação ao craque internacional acrescenta ainda mais interesse à história da premiação do guarda-redes Jan de Boer.
O futebol continua a surpreender com as suas peculiaridades, e este é mais um exemplo disso. A decisão do clube norueguês de premiar os seus jogadores com produtos locais é uma forma criativa de valorizar a comunidade e as suas tradições.