18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial

Os Melhores Fãs do Euro

Vários confrontos violentos entre russos e ingleses, cargas policiais e adeptos feridos. Este Euro 2016 pode não ter começado da melhor maneira mas a verdadeira paixão pelo futebol não está perdida e quem o prova são estes adeptos.

Fique com os melhores fãs do Euro que mostram como se deve viver o futebol: em festa.

1. Irlandeses – Os Caça-Sorrisos

Adeptos Irlandeses Melhores Fãs do Euro 2016

Não é surpresa para ninguém. Desde que o Euro 2016 começou, as redes sociais têm sido invadidas por fotografias e vídeos de adeptos irlandeses, partilhas e retweets de alegria, bondade e fair play que têm feito rir qualquer pessoa, seja fã ou não de futebol.

Só neste Euro 2016, os fãs irlandeses já cantaram Abba com adeptos suecos, ajudaram um casal francês a trocar o pneu do carro, fizeram uma serenata para uma freira, cantaram uma canção de embalar para um bebé francês, fizeram outra serenata em plena rua para uma jovem francesa, torceram euforicamente por um pobre homem que se encontrava na sua varanda e ainda elevaram um jornalista húngaro que se encontrava em directo.

Os famosos “Boys in Green” já provaram, e continuam a provar, que são os melhores fãs do Euro. Vestidos de Leprechaun ou simplesmente de verde e laranja, os irlandeses dão uma lição aos outros adeptos de como se deve viver o futebol e ser um verdadeiro fã.

2. Holandeses – Os Criativos

Adeptos Holandeses Melhores Fãs do Euro 2016

Ficando trás da República Checa, Islândia e Turquia no grupo A, a selecção holandesa falhou o primeiro Europeu desde 1984. O Euro 2016 foi menos laranja devido à ausência da Holanda.

Ainda que sem a cor e a atmosfera que os fãs costumam trazer para os jogos, os adeptos holandeses entram no nosso top como segundos melhores fãs do Euro graças à sua criatividade.

Desde capacetes com tamancos, máscaras e fatos completos de leões laranjas, homens vestidos com o traje típico feminino, a adeptos mascarados de Flintstones, há um pouco de tudo. Originalidade é algo que não falta aos holandeses.

3. Portugueses – Os Patriotas

Adeptos Portugueses Melhores Fãs do Euro 2016

Desengane-se se achava que Portugal não entrava neste top, país que pára e esquece a crise assim que a bola começa a rolar no campo. Os adeptos portugueses são os terceiros melhores fãs do Euro, e pelos vistos o que não nos falta são super-heróis.

Apesar de Portugal nunca ter ganho um Europeu, isso não nos impede de celebrar à grande quando a selecção nacional ganha um jogo. Que o diga os 2 milhões de emigrantes que se encontram lá fora. Seja em território nacional ou no estrangeiro, os portugueses mostram ao Mundo como se festeja uma vitória, seja ela grande ou pequena.

Quem não se lembra da final do Euro 2004 em Lisboa? Onde milhares e milhares de adeptos fizeram-se à estrada entre Alcochete e o Estádio da Luz só para ver o autocarro da selecção passar? Acabámos por perder contra a Grécia mas fizemos história.

4. Suíços – Os Nacionais

Adeptos Suíços Melhores Fãs do Euro 2016

Não é o país mais conhecido pelo futebol, mas no que toca a adeptos, a história já é outra. Os suíços encontram-se em quarto lugar no nosso top dos melhores fãs do Euro.

Há dois coisas que representam, e muito bem, a Suíça: os famosos queijos suíços e as vacas. E é esta a imagem que os adeptos gostam e querem manter.

É provável que em todos os jogos da selecção suíça consiga encontrar pelo menos um adepto a exibir orgulhosamente o seu chapéu de queijo. Ou, se não for capaz de encontrar um, procure por adeptos vestidos de vacas que são mais fáceis de identificar.

5. Franceses – Os Excêntricos

Adeptos Franceses Melhores Fãs do Euro 2016

Apesar de alguns incidentes violentos entre adeptos franceses e adeptos ingleses neste Euro 2016, decidimos incluir os fãs franceses no nosso top dos melhores fãs do Euro.

França é um país cheio de estereótipos e os adeptos utilizam cada um deles para representar o país em jogos de futebol, onde entre todas as boinas e chapéus com galos, não é impossível ver um grupo de Napoleões a assistir a um jogo. É de baguete debaixo do braço que consideramos os franceses como os quintos melhores fãs do Euro.

Extra: Islandeses – Os Solidários

Adepto Islandês Melhores Fãs do Euro 2016A participar pela primeira vez num Europeu, a Islândia conseguiu algo histórico e merece entrar no top dos melhores fãs do Euro, pois no papel, os adeptos islandeses são os mais solidários com a sua selecção.

Este pequeno país nórdico tem uma população de 332 mil pessoas e só no jogo contra Portugal em Saint-Étienne, encontravam-se 27 mil adeptos islandeses, cerca de 8% da população do país!


Se vibra com o futebol, veja os Melhores Relatos de Nuno Matos!