O atleta etíope Lamecha Girma recuperou a consciência e conseguiu falar após uma queda alarmante durante a final olímpica dos 3000 metros em Paris, na noite de quarta-feira.
O detentor do recorde mundial bateu com a cabeça na pista depois de colidir com o joelho numa barreira na última volta da corrida. Ficou imóvel no chão antes de ser colocado num colar cervical e retirado de maca pelos médicos.
Com 23 anos, Girma, que conquistou a medalha de prata nos Jogos de Tóquio e nos dois últimos campeonatos mundiais, foi transportado para o hospital para avaliação. A sua equipa confirmou mais tarde ao L’Equipe que o jovem estava consciente e a conseguir falar.
Os organizadores de Paris 2024 declararam: “Na sequência da sua queda na corrida de obstáculos dos 3000 metros, Lamecha Girma recebeu cuidados imediatos das equipas médicas presentes. Os nossos pensamentos estão com ele e desejamos-lhe uma rápida recuperação. Paris 2024 está em contacto estreito com o CON da Etiópia para acompanhar a sua condição de saúde”.
Entretanto, o marroquino Soufiane El Bakkali fez história ao tornar-se o primeiro homem a defender com sucesso um título olímpico de obstáculos desde o finlandês Volmari Iso-Hollo, nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim.
O americano Kenneth Rooks conquistou a medalha de prata e o queniano Abraham Kibiwot levou o bronze.