Análises à água confirmam decisão
O treino de natação em águas abertas, previsto para terça-feira, foi cancelado devido à qualidade da água do rio Sena. A decisão foi tomada a apenas dois dias da prova feminina dos Jogos Olímpicos Paris 2024, na qual a portuguesa Angélica André irá competir.
A World Aquatics, a federação internacional de natação, anunciou o cancelamento do treino após uma reunião realizada na terça-feira. A organização de Paris 2024 informou que a decisão se baseou nos resultados das análises à água do Sena.
Amostras revelam padrões inaceitáveis
Uma das quatro amostras de água recolhidas na segunda-feira revelou níveis de bactérias provenientes de excrementos humanos acima dos padrões aceitáveis. No entanto, a organização sublinhou que a qualidade da água mostrou uma melhoria em comparação com as amostras recolhidas no domingo.
Treino adicional recebe luz verde
As condições do rio Sena têm sido um desafio constante para a organização e para os atletas. Já levaram ao cancelamento de treinos de natação do triatlo e ao adiamento da prova masculina por um dia.
No entanto, a organização de Paris 2024 decidiu que o treino adicional irá decorrer conforme planeado esta quarta-feira.
Atleta Belga adoece
A estafeta mista da Bélgica não pôde competir após a atleta Claire Michel ter adoecido devido a uma infeção pela bactéria escherichia coli (E. coli). Esta foi contraída durante a prova individual feminina, conforme relatado pelos meios de comunicação belgas.
Participação de Angélica André
A prova feminina de natação em águas abertas, na qual participa a portuguesa Angélica André, está marcada para 8 de agosto, enquanto a prova masculina ocorrerá a 9 de agosto. Antes de partir para Paris, Angélica admitiu que a qualidade da água “é sempre uma preocupação”.
A atleta de 29 anos expressou o seu desejo de melhorar o 17.º lugar alcançado na sua estreia olímpica em Tóquio 2020. “A expectativa é tentar fazer melhor do que em Tóquio, foi para isso que trabalhei”, afirmou.
Conquistas Recentes
Nos últimos três anos, Angélica conquistou várias medalhas em competições internacionais de relevo. Este ano, Angélica conseguiu a medalha de bronze nos Mundiais e a prata na Taça da Europa de Barcelona, além de já ter arrecadado um bronze no Campeonato da Europa de 2022. “Vou com mais experiência por ter passado por Tóquio 2020 e por ter competido em eventos de maior relevo”, concluiu.