18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Presidente da CONCACAF contra proposta de alargar Mundial para 64 seleções

- Presidente da CONCACAF contra proposta de alargar Mundial para 64 seleções

Victor Montagliani discorda da sugestão de aumentar o número de participantes no torneio de 2030

O presidente da CONCACAF, Victor Montagliani, manifestou a sua oposição à proposta de expandir o Campeonato do Mundo para 64 seleções em 2030. Montagliani defende que esta mudança teria impactos negativos no futebol em várias dimensões.

A sugestão foi apresentada na semana passada por Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL. O plano prevê jogos inaugurais na América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai), com a maior parte das partidas a realizar-se em Espanha, Portugal e Marrocos. Importa recordar que a edição de 2026 já contará com 48 seleções, face às 32 presentes no torneio de 2022.

Montagliani declarou à ESPN que não acredita numa nova expansão do torneio masculino para 64 equipas, sublinhando que tal não beneficiaria nem a competição nem o ecossistema do futebol, que envolve seleções, clubes, ligas e jogadores. O dirigente reforçou ainda que a próxima edição, com 48 equipas, nem sequer começou, pelo que discutir mais alterações neste momento seria prematuro.

A posição do presidente da CONCACAF vai ao encontro das críticas semelhantes feitas pelo presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, e pelo líder da Confederação Asiática de Futebol, Sheikh Salman bin Ibrahim Al Khalifa, que também receiam que uma expansão do torneio possa gerar um verdadeiro caos.

Vivaposta
912 articles