18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Presidente da FIFA promove possível regresso da Rússia ao futebol

- Presidente da FIFA promove possível regresso da Rússia ao futebol

Infantino otimista com a reintegração da Rússia no futebol mundial

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, expressou a sua esperança de ver a Rússia de volta ao futebol mundial num futuro próximo. Durante o Congresso da UEFA, realizado na capital da Sérvia, Belgrado, o dirigente destacou que, à medida que as negociações pela paz continuam na Ucrânia, aguarda ansiosamente pelo regresso dos russos ao cenário desportivo.

Infantino fez referência ao caso da Sérvia no início da década de 1990 para sublinhar o poder do desporto na busca pela união. Na altura, o país, ainda chamado Jugoslávia, enfrentou conflitos étnicos e separatistas, demonstrando como o futebol pode ser um agente de conciliação em momentos difíceis.

“O futebol deve unir países”, diz Infantino

O presidente da FIFA enfatizou a importância de utilizar o futebol para unir nações, citando o Euro 1992 como exemplo. Infantino lembrou que a Sérvia, com uma geração de ouro naquela região, foi impedida de competir devido a questões políticas, evidenciando a necessidade de promover a união através do desporto num mundo dividido.

A exclusão da seleção russa e dos seus clubes das competições da FIFA após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022 foi um ponto crucial na relação da Rússia com o futebol global. A possível reintegração dos russos desperta debates sobre reconciliação e cooperação no mundo desportivo.

Vivaposta
912 articles