Iniciativa do pastor Robert Wirehag em Gottsunda
Todas as semanas, o pastor Robert Wirehag organiza jogos de futebol noturno em Gottsunda, um subúrbio de Uppsala, na Suécia. O objectivo destes encontros vai muito além da vertente desportiva. Wirehag pretende oferecer uma alternativa positiva aos jovens em situação de vulnerabilidade.
Em zonas carenciadas, onde há poucas oportunidades e um elevado risco de recrutamento por gangues, os jogos liderados por Wirehag tornaram-se um refúgio para muitos adolescentes. Um desses jovens é Abdulraof Alchaieb, conhecido como Abudi, que encontrou no futebol uma forma de se afastar da criminalidade.
O futebol como aliado no combate ao crime e ao recrutamento de jovens por Gangues
O projeto “Futebol sem Fronteiras” integra os esforços do clube Sirius para ter um impacto positivo na comunidade de Gottsunda. A presença policial durante os jogos visa criar confiança e construir pontes entre os jovens e as autoridades.
A violência e o recrutamento de menores por gangues são desafios graves em Gottsunda. A falta de integração social e o crescimento do crime organizado nos bairros periféricos suecos são questões urgentes que o projecto enfrenta diariamente.
Apesar das dificuldades, o trabalho de Wirehag e da comunidade local tem tido uma repercussão positiva entre os jovens da zona. A esperança é que, com iniciativas como esta, se possam transformar destinos e oferecer novas perspetivas de vida aos jovens mais vulneráveis da região.