O que é a Taça Intercontinental
A conquista do Real Madrid na Liga dos Campeões 2024 garantiu à equipa espanhola um lugar direto na final da nova Taça Intercontinental, que substitui o antigo Mundial de Clubes. O torneio contará com os campeões de cada continente, faltando apenas o vencedor da Libertadores para completar os seis representantes.
Formato da competição
O campeão da América do Sul enfrentará o Pachuca, do México, na segunda fase. O vencedor deste confronto disputará a meia-final contra o vencedor dos confrontos entre Al Ain, Al-Ahly e Auckland City (Oceania), com o vencedor a avançar para a final contra o Real Madrid.
Os locais dos jogos serão definidos por sorteio, sendo que a partida da final será realizada em campo neutro no dia 18 de dezembro de 2024.
Qualificados para a Taça Intercontinental 2024
- Real Madrid (Europa)
- Pachuca (América do Norte)
- Al Ain (Ásia)
- Al-Ahly (África)
- Auckland City (Oceania)
O Super Mundial de Clubes
O novo Super Mundial de Clubes, que terá a sua primeira edição em 2025, contará com 32 participantes de todos os continentes e será disputado a cada 4 anos. A competição terá clubes divididos em oito grupos de quatro equipas, com os dois primeiros de cada grupo a avançarem para os oitavos de final.
Os critérios de classificação estabelecem que os campeões continentais de 2021 a 2024 terão presença garantida, sendo que um ranking levará em conta o desempenho dos clubes na Liga dos Campeões e na Libertadores nos anos anteriores para definir os últimos participantes.
Qualificados para o Super Mundial 2025
América do Sul (6 lugares)
- Palmeiras
- Flamengo
- Fluminense
- River Plate
Europa (12 lugares)
- Chelsea
- Real Madrid
- Manchester City
- Porto
- Benfica
- Inter de Milão
- PSG
- Bayern de Munique
- Borussia Dortmund
- Juventus
- Atlético de Madrid
- RB Salzburg
Américas do Norte e Central (4 lugares)
- Monterrey
- Seattle Sounders
- León
- Pachuca
África (4 lugares)
- Al-Ahly
- Wydad Casablanca
- Mamelodi Sundowns
- Espérance
Ásia (4 lugares)
- Al-Hilal
- Urawa Red Diamonds
- Al Ain
- Ulsan
Oceania (1 lugar)
- Auckland City