18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Uefa suspende jogador turco por gesto polémico durante comemoração

- Uefa suspende jogador turco por gesto polémico durante comemoração

Demiral suspenso por dois jogos

A UEFA decidiu suspender o jogador turco Merih Demiral por dois jogos devido a um gesto polémico feito durante a vitória da Turquia sobre a Áustria nos oitavos de final do Euro 2024. Demiral, que marcou dois golos na partida, celebrou um deles com a saudação do lobo, associada ao grupo extremista turco “Lobos Cinzentos”. A decisão foi anunciada um dia antes do jogo dos quartos de final da Turquia contra a Holanda.

Federação da Turquia vai recorrer

A Federação Turca de Futebol confirmou que está a trabalhar num recurso contra a suspensão de Demiral. Na sua declaração, a UEFA acusou o defesa de violar os princípios de conduta e de manchar a reputação do desporto. A federação argumenta que a celebração de Demiral foi uma expressão de alegria natural e que não ofendeu ninguém.

Ministra da Alemanha manifesta-se

A Ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, afirmou que os símbolos dos extremistas de direita turcos não têm lugar nos estádios e condenou o uso de campeonatos de futebol para promover racismo e nacionalismo extremista. O grupo “Lobos Cinzentos” está sob vigilância na Alemanha, e a presença do presidente turco, Tayyip Erdogan, no jogo da Turquia contra a Holanda, gerou controvérsias.

Jogador explica a celebração

Após a partida, Demiral afirmou que a sua celebração estava relacionada com a sua identidade, expressando o seu orgulho em ser turco. Ele enfatizou que a atitude foi uma manifestação de felicidade natural e que não teve a intenção de ofender ninguém. O jogador espera que a decisão da UEFA seja revista.

Vivaposta
290 articles