O primeiro treinador português a conquistar o título de campeão europeu de clubes com o FC Porto em 1987 faleceu na madrugada desta quinta-feira aos 78 anos de idade.
História marcada por títulos
Artur Jorge, atuou no FC Porto, a Académica de Coimbra, o Benfica e o Belenenses com total de 316 jogos e 215 golos. Consagrou-se já como como treinador, em 1987, quando conduziu o Porto a uma vitória sobre o Bayern de Munique por 2-1, em Viena.
Nesse dia, Artur Jorge conquistou o primeiro título europeu dos “dragões”, marcando também um lugar na história como o primeiro treinador português a vencer a maior competição de clubes.
Tão inesquecível como aquela noite de Viena. Artur Jorge será sempre um de nós.
— FC Porto (@FCPorto) February 22, 2024
Até sempre, Mister 💙
O FC Porto envia sentidas condolências à família e amigos. pic.twitter.com/37f7LjAo28
Ao longo de uma extensa carreira como técnico, de 1981 a 2007, destacam-se também clubes como o Benfica, Paris Saint-Germain (PSG), CSKA de Moscovo, a seleção dos Camarões, Portimonense e Belenenses.
Em França, conquistou um título de campeão francês com o PSG, clube que na época estava longe de ser a força dominante que é hoje na Ligue 1.
O título nacional na temporada 1993-94 representou apenas o segundo campeonato da história do PSG, sendo Artur Jorge recordado com carinho pelos adeptos parisienses.
O clube francês prestou homenagem ao treinador nesta quinta-feira, publicando uma mensagem de pesar pelo “homem do famoso bigode”.