18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Benfica – História e conquistas do clube em Portugal

benfica logo

O glorioso percurso do Sport Lisboa e Benfica

Foi a partir de Belém, em fevereiro de 1904, que nasceu o Sport Lisboa e Benfica como o conhecemos hoje. No entanto, sabia que este clube nem sempre se chamou assim?

Inicialmente apelidado de apenas Sport Lisboa, o Benfica foi criado pelas mãos de 24 membros fundadores, com impulsionador Cosme Damião. Com o principal propósito de criar um clube que pudesse competir profissionalmente e representasse a cidade, o Sport Lisboa ganhou novas dimensões quatro anos mais tarde.

Devido a algumas questões financeiras vividas na época, o Sport Lisboa juntou forças com o já existente Sport Clube de Benfica para a sua sobrevivência, fundando assim o Sport Lisboa e Benfica, em 1908.

Inicialmente apenas dedicado à modalidade desportiva de futebol, no decorrer dos mais de 115 anos de história muita coisa mudou na atividade benfiquista. Para além de milhares de adeptos e sócios, assim como de centenas de prémios e classificações, o Sport Lisboa e Benfica hoje dedica-se a diversas modalidades, algumas delas com clubes masculinos e femininos: futebol, andebol, voleibol, basquetebol, futsal, hóquei em patins, Benfica olímpico, desportos de combate, artes marciais, canoagem, rugby, bilhar, atletismo, campismo, ginástica, judo, natação, patinagem artística, polo aquático, ténis de mesa, triatlo, golfe, pesca desportiva e apoios institucionais (como paintball ou padel).

Para saber mais sobre o Sport Lisboa e Benfica, comumente apelidado de Benfica, continue a ler este artigo e conheça a história, principais títulos, figuras e curiosidades sobre o clube.

Últimos jogos Benfica e melhores marcadores da temporada

Fique a par dos mais recentes jogos da equipa e dos principais marcadores desta temporada. Descubra quem tem sobressaído e como tem sido o desempenho geral da equipa. Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e estatísticas do clube.

Jogadores lesionados no momento e as transferências na temporada

Nesta secção, vamos explorar os jogadores que estão lesionados no momento. Damos a conhecer também as transferências que ocorreram durante a temporada. Fique por dentro das últimas notícias e informações sobre a equipa, incluindo quais jogadores estão disponíveis e quais estão fora de jogo devido a lesões. Descubra também quais foram as transferências mais significativas e como elas podem afetar o desempenho da equipa a longo prazo.

Jogadores lesionados:

Transferências:

Os jogadores que impulsionaram o Benfica no passado

O percurso do Sport Lisboa e Benfica foi marcado por milhares de jogadores que, tal como acontece com qualquer equipa, contribuem diariamente para o sucesso das suas modalidades desportivas.

Se falar do Benfica em qualquer canto do globo, são várias as figuras surgem na mente de quem o ouve.

  • Eusébio: reconhecido como um dos maiores jogadores de futebol do mundo, Eusébio, ou Pantera Negra, é um dos principais nomes associados ao Benfica. Sendo considerado o jogador com mais golos pelo clube, no qual jogou por cerca de 15 anos, Eusébio distinguia-se dos demais pela sua velocidade e técnica de jogo, chegando a ganhar a Bola de Ouro e o título de melhor marcador na Taça dos Clubes Campeões Europeus, agora Liga dos Campeões, e no Campeonato do Mundo.
  • Rui Costa: outro nome que marca o Benfica até aos dias de hoje é Rui Costa. Atual presidente do clube e antigo jogador do mesmo, Rui Costa deu os primeiros passos no Benfica com apenas 9 anos. Passando por diversos clubes nacionais e internacionais, a passagem do jogador pelo Benfica foi marcada pelas suas habilidades e inteligência para a tática, ganhando a Taça de Portugal e a Primeira Liga nos anos 90.

Com destaque para nomes como Simão Sabrosa e Nené, a verdade é que o Sport Lisboa e Benfica não se limita ao futebol. Conheça outros jogadores emblemáticos do clube:

  • Ricardinho: no futsal destaca-se Ricardo Braga, mais conhecido como Ricardinho ou até o Mágico. Um dos jogadores mais relevantes da modalidade, Ricardinho passou pelo Benfica durante duas etapas, de 2003 a 2010 e em 2012. Entre as suas principais conquistas, destaca-se a Taça de Portugal de Futsal e o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Futsal.
Benfica História Do Clube

A equipa do Benfica também se faz de treinadores

Com uma história assinalada por diversas vitórias, o Sport Lisboa e Benfica contou não só com vários craques, mas também com treinadores de destaque no panorama mundial. Sabia, por exemplo, que José Mourinho chegou a treinar o Benfica durante alguns meses?

Continue a ler e conheça alguns dos treinadores que alteraram a trajetória benfiquista.

  • John Mortimore: comandou a equipa durante duas alturas distintas, entre 1976 e 1979, voltando em 1985. De origem inglesa e antigo jogador do Chelsea, Mortimore deu ao Benfica títulos como o campeonato português, Taça de Portugal e Supertaça.
  • Otto Glória: o brasileiro também foi um dos maiores treinadores de sempre do Benfica. Vencendo quatro campeonatos e três Taças de Portugal, o treinador passou pelas águias entre os anos 50 e 60.
  • Jorge Jesus: este é outro nome de destaque na Luz. Ganhando 10 títulos para o clube e chegando a duas finais da Liga Europa, Jorge Jesus treinou o Benfica de 2009 a 2015 e entre 2020 e 2021.

Outros treinadores que mudaram o percurso do Sport Lisboa e Benfica foram Béla Guttmann, Sven-Göran Eriksson e Jupp Heynckes.

Conheça algumas informações sobre o clube

Sob o nome de Sport Lisboa, o Benfica foi fundado em 28 de fevereiro de 1904 por um grupo de 24 futebolistas, dos quais 10 treinavam da parte da manhã em Belém. Entre os nomes que assinaram o documento de fundação, encontravam-se personalidades como António Rosa Rodrigues, Daniel Brito, Henrique Teixeira, Carlos França e Manuel Gourlade.

Só em 1908 é que o clube surge com o nome atual, fruto da união do Sport Lisboa com o Sport Clube de Benfica. Nos dias de hoje, o clube já estendeu a sua atividade além do futebol, arrecadando mais de 20 modalidades desportivas. No entanto, o futebol continua a ser um dos principais focos do Sport Lisboa e Benfica e o que o torna mais popular entre os adeptos.

Caracterizado por diversos símbolos marcantes, descubra abaixo algumas das principais imagens do clube:

  • Principais nomes: popularmente conhecido apenas como Benfica, ou então Águias, Encarnados, Gloriosos ou Diabos Vermelhos.
  • Presidente: atualmente presidido por Rui Costa, antigo jogador de futebol.
  • Cores: o clube é representado pelo emblemático vermelho e branco nos seus símbolos, equipamentos, estádio ou qualquer item associado.
  • Estádio: o Estádio do Sport Lisboa e Benfica, mais conhecido como Estádio da Luz, reúne as partidas de futebol e treinos do clube, com capacidade para cerca de 65 mil adeptos. Este é considerado o maior estádio do país.

Principais títulos do SL Benfica

O percurso do futebol benfiquista é marcado pelas dezenas de taças no decorrer dos seus anos de jogo. Acumulando 94 títulos no total, conheça abaixo as vitórias do Sport Lisboa e Benfica desde 1908.

Principais títulos do SL Benfica

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

94

TOTAL

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

2

UEFA CHAMPIONS LEAGUE

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

38

LIGA PORTUGESA

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

8

SUPERTAÇA

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

26

TAÇA DE PORTUGAL

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

7

TAÇA DA LIGA

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

3

CAMPEONATO DE PORTUGAL

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

10

CAMPEONATO DE LISBOA

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

Internacional

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

Nacional

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

Não pode mais ser obtido

Benfica - Benfica - História e conquistas do clube em Portugal

Total

· 38 títulos na Liga Portuguesa

· 8 Supertaças Cândido de Oliveira

· 26 Taças de Portugal

· 7 Taças da Liga

· 3 Campeonatos de Portugal (este campeonato já não existe)

· 2 Ligas dos Campeões

· 10 Campeonatos de Lisboa (Competições regionais até 1940)

Além do mais, o Sport Lisboa e Benfica também tem vindo a bater recordes, consagrando-se como o clube de futebol com mais títulos na Primeira Liga. Segue-se o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal.

As músicas do Benfica

Seja o hino do clube, músicas oficiais ou até algumas criadas pelos adeptos, o Benfica dispõe de um vasto portfólio musical dedicado ao clube. Chegando mesmo a integrar playlists no Spotify criadas pelos adeptos, estas músicas são especialmente cantadas nos estádios ou em qualquer evento desportivo associado.

A mais emblemática de todas elas é o hino oficial “Ser Benfiquista”. Escrita por Paulino Gomes Júnior nos anos 50, esta música foi apresentada pela primeira vez em 1953 e, em todos os jogos do Sport Lisboa e Benfica é tocada antes da partida se iniciar.

Outra faixa muito conhecida entre benfiquistas e presente em praticamente toda a discografia do clube é “Sou Benfica”, da banda portuguesa UHF. Esta é uma música geralmente cantada durante os jogos e tem como objetivo transmitir a adoração e garra dos adeptos do Benfica.

Por outro lado, também o cantor Paulo Gonzo tem uma música especialmente escrita para o clube, intitulada de “Somos Benfica”.

Algumas das outras canções populares entre adeptos são “Glorioso SLB”, “Sou do Benfica desde Pequenino”, “Benfica és a Nossa Fé” e “Força Benfica”.

Assim, aqueles que pretendem ouvir as músicas benfiquistas podem fazê-lo através das plataformas digitais de streaming, como Spotify ou YouTube, ou mesmo através de CDs, como “Ninguém Para o Benfica” e “UHF & Artistas do Benfica”.

O que precisa saber sobre o Estádio do Benfica

Ainda que hoje o Benfica detenha o maior estádio nacional, nem sempre foi assim. Após a sua fundação, em 1904, o clube utilizava exclusivamente os terrenos públicos das Terras do Desembargador, situados em Belém.

Mais tarde, devido às más qualidades do espaço, passaram a recorrer ao Campo da Quinta Nova e o Campo da Cruz Quebrada. No entanto, para se adaptar à dimensão e crescimento do clube, o Sport Lisboa e Benfica acabou por passar por espaços como Campo da Feiteira, o Campo de Sete Rios, o Campo do Benfica, o Campo das Amoreiras e o Campo Grande, chegando mesmo a utilizar espaços de outros clubes.

Já o Estádio da Luz, numa primeira versão, foi inaugurado em 1954 com um jogo entre Benfica e Futebol Clube do Porto. No entanto, ao longo dos anos, o estádio passou por diversos processos de renovação, nos anos 60, 80 e 90.

Já nos inícios da década de 2000, em 2001, foi votada a construção de uma nova estrutura para o estádio, face às necessidades do clube. Desta maneira, o estádio necessitou de ser demolido parcialmente para se desenrolarem as obras de renovação, concluídas uns anos mais tarde em outubro de 2003.

Adeptos famosos do SLB

Com fama internacional, o Benfica reúne centenas de milhares de adeptos, principalmente de futebol.

Entre famosos e anónimos, destacam-se as claques do clube, formadas pelos adeptos mais fervorosos. De um lado encontram-se os Diabos Vermelhos que, acompanhando todos os jogos do clube, se organizaram no início dos anos 80. Por outro lado, os No Name Boys, tradução para “Rapazes Sem Nome”, também são uma claque de adeptos benfiquistas formada nos anos 90.

Para além das diversas claques do Sport Lisboa e Benfica, são também várias as personalidades famosas que demonstraram o seu apreço pelo clube, como Paula Rego, António Sala, Ana Garcia Martins e Jorge Corrula.

Além do mais, existem várias celebridades internacionais que vestiram a camisola do Benfica em diferentes tipos de eventos. Alguns exemplos são a banda Black Eyed Peas, o músico Chico Buarque, a cantora Fafá de Belém e o pugilista Mike Tyson.

Águia: a mascote do Benfica

Tal como acontece com a maioria dos grandes clubes mundiais, o Sport Lisboa e Benfica tem uma mascote que o representa, aproximando ainda mais adeptos de todas as idades.

A Águia Vitória é, assim, um dos principais símbolos benfiquistas, sendo libertada antes de cada jogo no estádio da Luz, sobrevoando-o e acabando por pousar no emblema do clube. Além disso, também pode ser vista numa série de outros eventos associados ao clube.

Esta é já uma figura representativa do Sport Lisboa e Benfica há muitos anos, sendo escolhida por representar a nobreza, a autoridade e a independência.

Presente inclusivamente no emblema do clube, a águia é um símbolo histórico, que traz para o primeiro plano uma imagem de força, dignidade, inteligência e agilidade.

Conclusão

Nascido em fevereiro de 1904, a fundação do Benfica veio firmar a necessidade da criação de um clube que elevasse a cidade a um patamar ainda mais profissional. Na verdade, só quatro anos mais tarde é que esse caminho começou a ser efetivamente traçado, com a criação do Sport Lisboa e Benfica.

Isto ocorreu graças à junção do Sport Lisboa com o Sport Clube de Benfica, abrindo portas para o desenvolvimento do clube. Carregando o vermelho e branco desde o início, os anos que se seguiram foram de dificuldades, com problemas em arranjar estádio, mas também de muitas vitórias.

Assegurando-se como o clube português com mais títulos na Primeira Liga, o Benfica reúne 91 títulos, em competições nacionais, internacionais e regionais.

Por outro lado, este é um clube muito marcado pelos seus símbolos. Para além do maior estádio a nível nacional, o Benfica apresenta no seu emblema e eventos desportivos a águia, símbolo da força, inteligência, dignidade e agilidade.

Já no que diz respeito aos seus adeptos, o Benfica levou a sua popularidade além-fronteiras, conquistando diversas celebridades internacionais. Além do mais, também reúne diversas claques não oficiais, como é o caso dos Diabos Vermelhos e dos No Name Boys, que acompanham a equipa de futebol em todos os jogos, dentro ou fora do país.

De modo geral, os Encarnados garantem a sua popularidade em qualquer ponto do mundo, ganhando cada vez mais espaço em diferentes modalidades desportivas. Atualmente, o futebol continua a ser o principal destaque do clube, sendo a equipa desta época treinada por Roger Schmidt.