CBF e Conmebol: discussão sobre mudanças
A direção da CBF enviou, a 3 de setembro, um ofício à Conmebol a solicitar mudanças nos critérios de classificação e no calendário da Copa Libertadores e Sul-Americana. Contudo, a entidade sul-americana rejeitou a proposta para o ano de 2025.
Novo calendário do futebol brasileiro
Nesta terça-feira (12), a CBF divulgou o calendário do futebol brasileiro para 2025, contando com a realização do Mundial da FIFA entre 15 de junho e 13 de julho. Diante disso, os Estaduais e a Série A foram antecipados, iniciando em janeiro e março, respectivamente. O Brasileirão só será concluído a 21 de dezembro.
Propostas rejeitadas pela Conmebol
A CBF propôs à Conmebol alterações nos regulamentos das competições, com o objetivo de ganhar espaço no calendário. Porém, as propostas de eliminação dos playoffs da Copa Sul-Americana e da participação dos brasileiros na Pré-Libertadores foram rejeitadas.
Justificação e pressão da CBF
A divulgação do ofício pela CBF, mesmo sabendo da nulidade para 2025, tem o objetivo de justificar o calendário do próximo ano e pressionar a Conmebol para futuras mudanças. A intenção é promover a implementação das alterações nos próximos anos.
Conclusão
Apesar da rejeição das propostas, a discussão entre CBF e Conmebol evidencia a procura constante por ajustes e melhorias no cenário desportivo sul-americano. A expectativa é que ocorram novos diálogos para alinhar interesses e garantir o equilíbrio nas competições.