18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Itália derrota Portugal na final do Euro sub-17

- Itália derrota Portugal na final do Euro sub-17

Resultado desanimador

Portugal perdeu, esta quarta-feira, dia 5, frente à Itália, por um esmagador 3-0. Sai, assim, derrotado da final do Campeonato da Europa sub-17, sem ter conseguido repetir o feito de 2016.

A seleção portuguesa começou em desvantagem quase imediata com apenas uma alteração em relação ao último jogo, onde Duarte Soares ficou no banco em favor de Edgar Mota. Aos sete minutos, após tentativas falhadas de Mosconi e Camarda, que falharam o alvo de Diogo Ferreira, Coletta aproveitou um cruzamento de Cama para cabecear para o fundo das redes portuguesas.

Importa salientar que o lance que resultou no primeiro golo italiano começou com um passe errado de Rafael Mota, o que pode ser visto como um erro inicial da defesa portuguesa neste encontro.

Itália tranquila

A equipa italiana, organizada num 4-4-2 losango, pareceu sempre confortável e não demorou a ampliar a vantagem. Com outra assistência de Cama, Camarda avançou pela esquerda e, perante a passividade de Rui Silva e Edgar Mota, bateu um desamparado Diogo Ferreira. Portugal teve mais posse de bola naturalmente depois disso, mas lutou para criar oportunidades reais de perigo. O habitual 4-3-3 português parecia desorganizado, com as estrelas Rodrigo Mora e Geovany Quenda abaixo do seu melhor, enquanto a Itália se mantinha tranquila.

Falta de reação

Até ao intervalo, destaque para duas oportunidades de Eduardo Fernandes (um remate por cima após uma tentativa inicial de Quenda e uma defesa de Pessina) e uma de Rodrigo Mora, que cabeceou ao lado. Apesar da espetacular reviravolta contra a Sérvia ainda estar fresca na memória dos adeptos portugueses, a equipa de João Santos não conseguiu ameaçar a Itália na final.

Enquanto se esperava uma reação intensa de Portugal na segunda parte para equilibrar o marcador, os italianos aproveitaram outro erro da defesa portuguesa para aumentar a vantagem. Num lance em que tanto Rafael Mota como Rui Silva foram apanhados desprevenidos, Camarda, destaque do AC Milan, marcou novamente e acabou com as escassas esperanças que Portugal ainda tinha.

Derrota decisiva

O selecionador português tentou fazer alterações, incluindo a entrada de elementos como Cardoso Varela, mas sem sucesso suficiente para evitar a derrota no jogo decisivo. Com este resultado, a Itália conquista o seu primeiro título de campeã da Europa de Sub-17.

Vivaposta
290 articles