18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial

Outs e Probabilidades no Poker

Outs e Probabilidades no Póquer

Já se perguntou como os programas de TV sabem as probabilidades exatas que todos os jogadores na mesa têm de ganhar? Calculando os outs e formulando as probabilidades com base neles. Mas até mesmo como jogador, calcular estes valores é extremamente importante pois é o que guia as decisões que tomamos na mesa.

Não interessa se é um principiante ou se quer melhorar o seu jogo de poker. É essencial que aprenda a contar os seus outs e a calcular as suas probabilidades,

Este artigo irá mostrar-lhe como contar o número exato de outs que você pode ter para ganhar uma mão e como converter os outs em probabilidades.

O que é um out no poker?

Se estiver a planear fazer uma aposta, ou tentar a sua sorte a jogar poker, preste atenção às seguintes dicas e truques.

Depois de você receber as suas cartas iniciais numa mão de poker, geralmente precisa de tirar ou jogar certas mães para ganhar. Outs são todas as possíveis cartas que pode obter para melhorar a sua mão, Em termos mais simples, um out é qualquer carta que lhe dê a melhor mão,

Antes de começar, é uma boa ideia aprender o ranking das mãos de poker, depois de saber este ranking, tem de ser capaz de ler a mesa, por exemplo, se existem possíveis straights, flushes ou pares.

Quanto mais tempo passar a contar os seus outs, mais simples se tornará.

O mais comum é falarmos de outs depois do flop no Texas Hold'em.

Poquer Texas Hold'em

Como contar os outs?

Calcular os outs no poker é aritmética básica. Quantos mais outs tiver, maiores serão suas hipóteses de melhorar sua mão ou ganhar.

Como mencionado antes, os seus outs saídas são geralmente determinados depois do flop. No entanto, estes podem surgir como probabilidades antes do flop.

Tenha em atenção que um jogador com uma mão AA (ases duplos) tem mais outs do que qualquer outro. Pois existem muitas outras cartas que podem ser combinadas com AA para formar uma mão vencedora.

Contar as probabilidades é simples. É só contar as cartas que ainda estão no baralho que lhe dariam a melhor mão possível.

Por exemplo: Se tem duas copas e recebe duas no flop, há ainda 10 copas no baralho. Portanto, tem nove outs.

Se tem um inside straight e só precisa de um sete, há quatro setes no baralho, portanto tem quatro outs.

O gráfico abaixo ilustra o número de outs para as mãos mais comuns que os jogadores normalmente têm e esperam melhorar a sua mão.

draws e seus outs

O que são as probabilidades no poker?

O poker é um jogo de probabilidades, cada mão que joga tem um efeito diferente nas suas probabilidades e possibilidades,

As probabilidades no poker correspondem à possibilidade de o jogador ganhar aquele jogo com as cartas que tem na mão. Por outras palavras, as probabilidades oferecidas pelo pote por igualarem uma aposta.

Como calcular as probabilidades?

Depois de dominar a contagem dos outs, pode calcular as hipóteses de sair do baralho a carta que precisa.

Por exemplo: tem um par de 2, e quer conseguir um three of a kind (três cartas de igual valor).

Existem dois 2 no baralho, o que significa que você tem 2 outs.

Tem 2 cartas na mão e existem quatro cartas expostas na mesa do flop e do turn, o que significa que há 46 cartas por ver.

É importante ignorar as cartas que seu adversário tem. Isso porque os cálculos baseiam-se apenas nas cartas que pode ver e as que podem ainda estar baralho.

Em seguida, tem de subtrair a quantidade de cartas não vistas que ainda estão no baralho do número de outs que tem: 46 cartas não vistas – 2 cartas vencedoras = 44

Portanto, a probabilidade de receber uma carta para completar o seu flush é de 44 para 2, o que simplifica as probabilidades para 22:1 (como no gráfico abaixo).

Isso significa que tem uma probabilidade de 22-1 de sair do baralho a carta que precisa.

O que constitui uma boa probabilidade

Após ter aprendido o são as probabilidades, é igualmente importante saber se deve igualar uma aposta, apostar tudo ou desistir.

É simples detetar boas probabilidades, estas dão-lhe uma elevada possibilidade de ganhar uma mão.

Se suas probabilidades são semelhantes a 4-1 ou 3-1 é melhor apostar com cautela.

Se forem 2.5-1 ou superiores, tem uma grande possibilidade de ganhar e, portanto, os jogadores podem apostar tudo se desejarem.

As probabilidades de 4.88 ou inferiores são consideradas más probabilidades. E, portanto, é aconselhável que os jogadores desistam ou apostem o montante mínimo.

O gráfico abaixo ilustra algumas probabilidades de poker comuns e a respetiva possibilidade de ganhar.

tabela de odds e outs