Triunfo merecido
A Seleção Nacional garantiu este domingo um lugar na final do Campeonato da Europa de sub17. Foi um autêntico teste aos nervos para a equipa liderada por João Santos. Portugal começou a perder por 2-0, mas conseguiu uma impressionante reviravolta com três golos na segunda parte, dois deles nos momentos finais.
Reviravolta magistral
O jogo, disputado em Larnaca, começou desfavorável para Portugal, que se viu a perder por 2-0 ainda na primeira parte. A Sérvia dominava e parecia encaminhar-se para a vitória, com dois golos de Djordje Djuric e Djordje Jovanovic, aos 12 e 29 minutos respectivamente. No entanto, a equipa portuguesa não desistiu e manteve-se determinada.
Na segunda parte, a Seleção Nacional começou a sua recuperação. Aos 65 minutos, Portugal reduziu a diferença para 2-1 com um golo de Rodrigo Mora, dando um novo fôlego à equipa. Apesar de várias oportunidades desperdiçadas na área sérvia, a persistência dos jovens jogadores portugueses foi finalmente recompensada.
Aos 89 minutos, ainda com o resultado desfavorável de 2-1, Rodrigo Mora conseguiu um desvio brilhante, empatando o jogo e renovando as esperanças portuguesas. Pouco depois, já nos descontos, João Trovisco protagonizou um belo cabeceamento que colocou Portugal à frente, selando a reviravolta.
Com este triunfo por 3-2, Portugal assegurou um lugar na final do campeonato, marcada para o dia 5 de junho. Foi uma exibição de grande resiliência e determinação, que ficará na memória dos adeptos.
Revelação do adversário
Horas depois do confronto que garantiu o lugar de Portugal na final, a seleção nacional conheceu o seu oponente para o jogo final. Trata-se da Itália, que emergiu vitoriosa na outra semifinal, frente à Dinamarca.
O único golo da partida foi marcado por Federico Coletta, jovem médio dos juniores da Roma, aos 30 minutos do jogo. Demonstrando um desempenho dominante, a squadra azzurra prosseguiu com uma campanha imaculada. A equipa liderada por Massimiliano Favo apenas tremeu nos quartos de final (eliminando a Inglaterra nos pênaltis), após três vitórias no Grupo C.
Detalhes do confronto final
A grande final deste torneio, já conquistada por Portugal em 2003 e 2016, está marcada para a próxima quarta-feira, dia 5 de junho. O jogo terá início às 18h30, em Kolossi. Não perca todas as atualizações no Vivaposta.