18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Sporting de Braga – História e conquistas do clube em Portugal

sporting de braga logo

O Sporting de Braga é outro dos clubes centenários em Portugal, tendo sido fundado em 1921 e sendo um dos mais bem posicionados para testar a hegemonia dos “três grandes”. Há algumas épocas para cá que o Sporting de Braga tem repetido prestações de luxo na Primeira Liga e na Liga Europa. Também tem descoberto jogadores fantásticos na sua formação, e repetido vitórias sobre os “três grandes”.

Neste artigo vai ficar a saber um pouco sobre a história do Sporting de Braga. Também quais os seus principais feitos desportivos, conquistas e palmarés, dados estatísticos sobre jogadores, treinadores e estádio, entre outros aspetos. Finalmente, respondemos à questão: Será que o Sporting de Braga vai ficar em terceiro lugar na Primeira Liga?

Resumo do Sporting de Braga: História, feitos e conquistas

O Sporting de Braga é um clube repleto de história e tradições, tendo sido fundado em 1921 e estando sediado na cidade de Braga. Ele é desde sempre um clube que aposta em diferentes modalidades desportivas, desde o atletismo, futsal, basquetebol, entre outros, mas é o futebol o seu ex-libris e onde tem conquistado mais adeptos e taças.

É de notar ainda que o Sporting de Baga está entre os clubes com mais títulos de futebol, incluindo várias Taças de Portugal, Taça da Liga, Taça Federação Portuguesa de Futebol, além de repetir presenças na Liga Europa e até na Liga dos Campeões.

Os fundadores do Sporting Braga em 1921 eram um grupo de estudantes da cidade que criam criar um dos primeiros emblemas desportivos que representasse a cidade. Eles eram Celestino Lobo, Carlos José de Morais, os irmãos Carvalho, Eurico Sameiro, Costinha, João Gomes. Nessa altura, os jogos do Sporting de Braga disputavam-se em terrenos de terra batida e posteriormente relvada da Quinta Mitra.

Os momentos mais relevantes da história recente do Sporting de Braga incluem:

·        Foi campeão nacional da II divisão em 29 de junho de 1947, ascendendo com isso à Primeira Liga pela primeira vez.

·        Em 1966 o Sporting de Braga conquista a sua primeira Taça de Portugal no Estádio do Jamor.

·        Em 1976-77 vence a Taça Federação Portuguesa de Futebol.

·        Em 2016 conquista a sua segunda Taça de Portugal, 50 anos após a primeira.

·        Em 2020 é novamente vencedor da Taça da Liga, e em 2021 é vencedor da Taça de Portugal.

·        Em 2010-11 o Braga faz o seu primeiro jogo na Liga dos Campeões

·        Também em 2010-11, depois de ter terminado em terceiro lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões e apurando-se para a Liga Europa, é finalista desta competição perdendo contra o  Porto.

Estes feitos desportivos do Sporting de Braga provam que o ritmo competitivo do clube é elevado e pode mesmo colocar em causa o velho lugar-comum de que o futebol português é dominado por “três grandes”. A equipa bracarense venceu títulos relevantes do futebol português e tem tido prestações de relevo na Europa, o que significa que em breve poderá entrar mesmo para o top 3 dos mais competitivos a nível nacional.

Sporting de Braga - História e Conquistas do Clube em Portugal

Últimos jogos Braga e melhores marcadores da temporada

Fique a par dos mais recentes jogos da equipa e dos principais marcadores desta temporada. Descubra quem tem sobressaído e como tem sido o desempenho geral da equipa. Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e estatísticas do clube.

Jogadores lesionados no momento e as transferências na temporada

Nesta secção, vamos explorar os jogadores que estão lesionados no momento. Damos a conhecer também as transferências que ocorreram durante a temporada. Fique por dentro das últimas notícias e informações sobre a equipa, incluindo quais jogadores estão disponíveis e quais estão fora de jogo devido a lesões. Descubra também quais foram as transferências mais significativas e como elas podem afetar o desempenho da equipa a longo prazo.

Jogadores lesionados:

Transferências:

Os jogadores mais memoráveis do Sporting de Braga: conquistas e contribuição para a equipa

O Sporting de Braga atual é um sonho de equipa, tendo produzido estrelas do futebol nacional e com grande capacidade de internacionalização para o futebol europeu como Vitinha, Rafa Silva, Abel Ruíz, Galeno ou Ricardo Horta. Porém, a sua história é longa e por isso os seus heróis remontam a também a épocas passadas, feitas de grandes goleadores que cimentaram o sucesso do Braga na Primeira Liga.

Destacamos brevemente os feitos de alguns desses jogadores mais bem-amados do Sporting de Braga:

·        Lima: Lima jogou apenas duas épocas no Sporting de Braga em 2010-11 e 2012-13, porém, em menos de 100 jogos disputados, conseguiu alcançar o feito de marcar 40 golos. O avançado deixaria uma marca tão forte no futebol português e enquanto artilheiro preferencial do Braga, que o Benfica acabaria mesmo por contratá-lo.

·        Alan: Mítico jogador do Sporting de Braga que muitos consideram mesmo o melhor do clube. Foram mais de 300 jogos disputados e 50 golos marcados depois da sua chegada em 2008. Haveria ainda de capitanear o clube, sendo um dos seus maiores embaixadores e jogadores mais queridos.

·        Hugo Viana: Outro dos artilheiros de maior sucesso no Sporting de Braga, este foi um jogador que chegou ao clube emprestado pelo Valência e que viria a fazer a diferença. Entre as épocas de 2009 e 2013 disputou mais de 100 jogos, dos quais marcou 20 golos. Era conhecido pelo seu caracter repentista, grande visão de jogo e qualidade no primeiro toque.

·        Barroso: Este médio defensivo não se deixava ficar nas linhas defensivas, ainda para mais tendo-se especializado num tipo de remate poderoso com que conseguiu capitalizar 50 golos pelo seu clube. Nos remates de livre direto era muitas vezes ele o escolhido, sendo o detentor de uma taxa de conversão notável.

·        Vitinha, Abel Ruíz e Ricardo Horta: Este é um trio magnífico que integra atualmente o plantel do Braga, cada um deles com valências próprias e todos possuidores de uma qualidade técnica invejável até ao nível do futebol internacional. Vitinha, com apenas 22 anos, já deu sinais de ser um dos virtuosos do futebol português, e Abel Ruíz e Ricardo Horta sendo fantásticos na finalização e no trabalho coletivo. É definitivamente um dos trios modernos do futebol bracarense a seguir.

Treinadores do Sporting de Braga: os treinadores mais notáveis

O Sporting de Braga criou em 2021 o prémio “Guerreiro Reconhecimento Centenário”, com que passou a premiar os treinadores que mais títulos conquistaram pelo clube ao longo dos seus cem anos de história.

Assim, os treinadores oficialmente mais influentes foram:

·        Domingos Paciência: Que não tendo ganhado títulos, foi ainda assim o único a levar o Sporting de Braga a uma final europeia. No caso na edição da Liga Europa em 2010/11.

·        Ruben Amorim: Que ganhou a Taça da Liga de Portugal em 2019/20.

·        José Peseiro: Que ganhou a Taça da Liga de Portugal em 2012/13.

·        Paulo Fonseca: Que ganhou a Taça de Portugal em 2015/26.

Outros treinadores influentes em futebol profissional incluíram: Manuel Palmeira, Hilário Conceição, Carlos Baptista, Jorge Jesus, Pedro Duarte, Miguel Santos.

Dados estatísticos e informações gerais sobre o Sporting de Braga

O Sporting de Braga é centenário, o que significa que vários aspetos ligados ao seu estádio, formação, eventos históricos, equipas técnicas têm vindo a mudar muito ao longo dos tempos. Nesta secção indicamos-lhe alguns dos dados curiosos associados ao clube bracarense:

·        Ano de fundação do Sporting Clube de Braga: 19 de janeiro de 1921.

·        Alcunhas do Sporting Clube de Braga: Os Arsenalistas, Minhotos, Os Arcebispos, Arsenal do Minho, Os Guerreiros do Minho, Braguistas.

·        Cores do equipamento: Vermelho e branco (uniforme titular), preto e dourado (uniformes alternativos).

·        Presidente atual do Sporting Clube de Braga: António Salvador.

·        Estádio: Municipal de Braga.

·        Capacidade do estádio: 30.286 espectadores.

Relativamente aos patrocinadores e material desportivo, o clube tem angariado algumas marcas nacionais que financiam a sua prática desportiva. Os patrocinadores atuais são a Moosh, 4Moove e Auditiv. O material desportivo dos equipamentos é da Hummel.

Maiores títulos ganhos pelo Sporting de Braga

Em futebol sénior, o Sporting Clube de Braga já acumula alguns títulos de prestígio, mas também a nível da formação a conquista de taças tem sido assídua. Isto é revelador de uma dinâmica muito interessante de um plantel sénior capaz de ser alimentado a partir das camadas jovens do clube e que lhe dão futuro e perspetivas competitivas.

Principais títulos do SC Braga

Sporting de Braga - Sporting de Braga – História e conquistas do clube em Portugal

9

TOTAL

Sporting de Braga - Sporting de Braga – História e conquistas do clube em Portugal

3

TAÇA DE PORTUGAL

Sporting de Braga - Sporting de Braga – História e conquistas do clube em Portugal

2

TAÇA DA LIGA

Sporting de Braga - Sporting de Braga – História e conquistas do clube em Portugal

1

TAÇA INTERTOTO

Sporting de Braga - Sporting de Braga – História e conquistas do clube em Portugal

1

TAÇA FPF

Sporting de Braga - Sporting de Braga – História e conquistas do clube em Portugal

2

II DIVISÃO

Sporting de Braga - Sporting de Braga – História e conquistas do clube em Portugal

Internacional

Sporting de Braga - Sporting de Braga – História e conquistas do clube em Portugal

Nacional

Sporting de Braga - Sporting de Braga – História e conquistas do clube em Portugal

Não pode mais ser obtido

Sporting de Braga - Sporting de Braga – História e conquistas do clube em Portugal

Total

Estes são os títulos de destaque que foram ganhos pelo Sporting de Braga ao longo dos anos…

Títulos internacionais do Sporting de Braga:

·        Vice-campeão da Liga Europa em 2010-11.

·        Vencedor da Taça Intertoto em 2008-09.

Títulos nacionais do Sporting de Braga:

·        Vice-campeão nacional de futebol em 2009-10.

·        Vencedor da Taça de Portugal em 1965-66, 2015-16, e 2020-21.

·        Vencedor da Taça da Liga em 2012-13 e 2019-20.

·        Vencedor da Taça da Federação Portuguesa de Futebol em 1976-77.

·        Campeão Nacional da Segunda Divisão em 1946-47, e em 1963-64.

·        Vice-campeão da Taça Ribeiro dos Reis em 1970-71.

Outros troféus oficiosos da equipa sénior do Sporting de Braga:

·        Vencedor do Torneio do Guadiana em 2013.

·        Vencedor da Taça do Minho em 2012.

·        Vencedor do Trofeo Luis Otero (Espanha) em 2004.

Títulos nacionais da formação júnior e juvenil do Sporting de Braga:

·        Campeão Nacional de Juniores em 1976-77, e em 2013-14.

·        Campeão Nacional de Juvenis em 1650-1651.

De notar que o clube também conta com um palmarés recheado de troféus nas demais modalidades em que participa além do futebol, incluindo no futebol de praia, futsal, atletismo, natação e voleibol.

Músicas do Sporting de Braga

O hino clássico do Sporting de Braga intitula-se “Hino ao S. C. de Braga” e foi concebido originalmente por Teixeira Pinto. Também há uma música popular entoada entre adeptos designada “É golo é golo do Braga”, criada por Rui Santos.

O seu hino oficial ainda vinga e prepara a atmosfera para as partidas do Braga antes de o clube entrar em ação. É mais um hino popular, à moda da antiga música ligeira portuguesa, cuja principal mensagem é: “arrumar com os tubarões”.

É interessante uma das linhas da sua letra ser “arrumar com os tubarões”, uma vez que a sua mascote é de facto um tubarão, e a sua competência desportiva está mesmo a colocar em questão a hegemonia do Sporting Clube de Portugal na terceira posição do campeonato. Quer dizer que o SC Braga vai arrumar com o seu primeiro tubarão em breve e cumprir com a missão a que se propõe no seu hino? A edição de 2022-23 da Primeira Liga poderá vir a trazer surpresas a esse respeito, e as próximas edições serão também para acompanhar.

Principais informações sobre o estádio do Sporting de Braga

O Estádio Municipal de Braga, onde decorrem os jogos oficiais da sua equipa de futebol atualmente, é relativamente recente. Data já da viragem do século, tendo sido fundado em 2003, e é icónico por se situar numa imensa pedreira. Talvez por isso seja também um dos estádios mais facilmente reconhecíveis dos adeptos de futebol em Portugal.

Confira alguns dos dados principais sobre o Estádio Municipal de Braga:

·        Inauguração: 30 de dezembro de 2008.

·        Capacidade: 30.286 espectadores.

·        Local: Mote Castro – Dume, em Braga

·        Arquiteto: Eduardo Souto Moura.

·        Partida Inaugural: SC Braga 1 – 0 Celta de Vigo.

·        Apelido do estádio: A Pedreira.

O Estádio Municipal de Braga tem recebido eventos notáveis desde a sua criação. Por exemplo, sediou duas partidas do Euro 2004, entre a Bulgária e Dinamarca, e entre Países Baixos e Letónia. Também foi o campo de jogo para jogos das eliminatórias do Mundial FIFA de 2010 e 2014, foi onde Portugal disputou a qualificação para o Europeu de Futebol de 2016 contra a Dinamarca, e onde decorreu o jogo da fase de grupos da Liga das Nações entre Portugal e Espanha em 2022.

Apoiantes famosos do Sporting de Braga

Muitos poderão ficar surpreendidos, mas uma das estrelas do futebol mundial, Maradona, foi fotografado com a camisola do Sporting de Braga. Este é um dos casos notáveis, e públicos, de um dos maiores nomes do futebol mundial que aparentemente nutre simpatias pelo clube minhoto. Será Maradona um adepto de longa data do Sporting Clube de Braga, ou mero simpatizante? Sobre isso não há detalhes.

Fazemos referência também a uma das suas adeptas mais famosas em Portugal, Melinha, um emblema entre os seus adeptos e que se dizia “casada” com o clube.

Mascote do Sporting de Braga

A mascote do Sporting de Braga é o Brácaro, um guerreiro romano que enverga o equipamento do Braga e representa os seus princípios.

Sendo um eterno e mítico guerreiro, a mascote do Brácaro pretende reforçar o carácter lutador e clássico do clube. Pode ser visto em inúmeros eventos sociais, juvenis e animando o Estádio Municipal de Braga.

Conclusão sobre o Sporting de Braga

A história do Sporting de Braga é rica e vasta, contando já com um século de eventos desportivos. Mas o mais impressionante no SC Braga é que foi capaz de constituir uma academia de formação que está a gerar novos talentos em catadupa e, alinhado com uma gestão competitiva e eficaz da competência dos seus plantéis, tem-se mantido na Primeira Liga em lugares cimeiros do top 10 dos mais fortes.

Reunindo títulos nacionais e internacionais, o SC Braga está a testar a hegemonia de um dos lugares comuns do futebol nacional – a de que só há “três grandes”. Pois o Braga poderá ser um quarto grande, mordendo frequentemente os calcanhares ao terceiro classificado e em breve podendo mesmo chegar a esse pódio tão exclusivo.