18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Artur Jorge, ex-futebolista e treinador, falece aos 78 anos

O primeiro treinador português a conquistar o título de campeão europeu de clubes com o FC Porto em 1987 faleceu na madrugada desta quinta-feira aos 78 anos de idade.

- Artur Jorge, ex-futebolista e treinador, falece aos 78 anos

História marcada por títulos

Artur Jorge, atuou no FC Porto, a Académica de Coimbra, o Benfica e o Belenenses com total de 316 jogos e 215 golos. Consagrou-se já como como treinador, em 1987, quando conduziu o Porto a uma vitória sobre o Bayern de Munique por 2-1, em Viena.

Nesse dia, Artur Jorge conquistou o primeiro título europeu dos “dragões”, marcando também um lugar na história como o primeiro treinador português a vencer a maior competição de clubes.

Ao longo de uma extensa carreira como técnico, de 1981 a 2007, destacam-se também clubes como o Benfica, Paris Saint-Germain (PSG), CSKA de Moscovo, a seleção dos Camarões, Portimonense e Belenenses.

Em França, conquistou um título de campeão francês com o PSG, clube que na época estava longe de ser a força dominante que é hoje na Ligue 1.

O título nacional na temporada 1993-94 representou apenas o segundo campeonato da história do PSG, sendo Artur Jorge recordado com carinho pelos adeptos parisienses.

O clube francês prestou homenagem ao treinador nesta quinta-feira, publicando uma mensagem de pesar pelo “homem do famoso bigode”.

Marina Sampaio
122 articles
Marina Sampaio é jornalista há mais de 10 anos. Trabalhou em agências de comunicação como especialista de conteúdo em diferentes plataformas para os editoriais de Educação, Política e Beleza. Desde 2024, assumiu a responsabilidade de liderar o Vivaposta, website focado em apostas desportivas legais e desporto. Como entusiasta apaixonada por ambas as áreas, tem o privilégio de fornecer análises, dicas e insights valiosos aos nossos seguidores.