18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Estrela da Amadora – História e conquistas do clube em Portugal

Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora é um clube antigo que, ao longo dos anos, foi tendo altos e baixos, tal como todos os clubes. Apesar disso, tentou sempre vir ao de cima, mesmo depois da falência em 2009 que levou à quase total destruição do clube. Hoje, tenta estabelecer-se e expandir e já está na primeira liga de futebol português. Conheça a história deste clube e como se encontra atualmente.

O começo – A história do Estrela da Amadora

Existem clubes muito antigos em Portugal, que nascem das mãos de apaixonados pelo desporto. É o caso do Estrela da Amadora, criado no ano de 1932 por aficionados pelo futebol.

Deste modo, António Félix, Guilherme Cadete, Rodolfo Carreira, Francisco Carreira, Victorino das Águas, José da Vitela e Júlio da Conceição deram o nome ao clube terra. Nasce, assim, o Clube de Futebol Estrela da Amadora.

Contudo, desde o início que o clube teve dificuldades económicas, procurando novos investidores e sócios para poder ir para a frente. Para ter ideia, o Estrela da Amadora só teve o seu primeiro estádio 10 anos depois da sua fundação.

Estrela da Amadora

Além disso, refere-se que no primeiro encontro de futebol, que foi contra o clube Palmense, os jogadores, por falta de transporte, se deslocaram a pé. Esta foi a forma encontrada, sendo que esse exercício contou como aquecimento para o jogo do qual saíram vitoriosos.

As primeiras conquistas

Como começou como um clube pequeno, foi crescendo lentamente. Subir de divisão é sempre um objetivo e o Estrela da Amadora alcançou isso mesmo em 1988/1989. Nesta época conseguiu terminar em oitava posição.

Mais tarde, nos anos 90, foi o seu ponto alto. Nessa altura venceu a Taça de Portugal contra o SC Farense. Foi esta vitória que permitiu ao Estrela da Amadora entrar nas competições europeias.

As cores e simbologia do Estrela

O Estrela da Amadora tem 3 grandes cores: o encarnado, branco e verde. Por isso, é conhecido também pelo clube tricolor. A sua bandeira e equipamentos seguem esta linha principal.

Neste sentido, no caso da bandeira, o Estrela da Amadora tem um emblema com uma estrela de cinco pontas em amarelo. Tem três listas verticais a vermelho, branco e verde. Tanto as listas como a estrela encontram-se no centro de um escudo com contorno dourado.

No mesmo sentido, o equipamento principal do Clube Desportivo Estrela é branco com as listas das três cores do clube. Os calções são brancos, sendo que o equipamento tem sofrido alterações ao longo dos anos, para se atualizar.

Recentes desenvolvimentos

O clube passou por diversas dificuldades, sendo o seu ponto baixo os anos de 2008 e 2009. Foi em 2009 que o clube foi declarado insolvente, ficando impedido de entrar na principal liga de futebol.

Mais tarde, em 2011, houve um chumbo do plano de recuperação. A consequência foi a liquidação do património do clube. O Estrela da Amadora estava extinto e sem grandes possibilidades de voltar à ribalta.

Ainda nesse ano, um conjunto de sócios decidiu criar o CDE – Clube Desportivo Estrela, para não deitar por terra todo o legado do antigo clube. No ano de 2020 este fundiu-se com o Club Sintra Football, ficando assim o Club Football da Amadora.

Desde a sua queda que tem tentado chegar às maiores divisões. Foi na época de 2022/2023 que chegou à Primeira Divisão de Portugal, na qual se mantém atualmente.

De seguida, pode verificar os resultados dos últimos jogos efetuados.

Modalidades do Estrela da Amadora

O futebol é rei no Estrela da Amadora, à semelhança do que acontece com outros clubes. Porém, outras modalidades foram sendo incluídas no clube.

Atualmente, a Estrela da Amadora tem o futebol, atletismo e ténis de mesa. O Futebol encontra-se na primeira divisão portuguesa. Esta tem sido a modalidade com maior destaque e prémios ao longo dos anos.

A Atletismo do Estrela foi a primeira modalidade desportiva do Clube Desportivo Estrela. As primeiras competições no Torneio de Atletismo Cidade da Amadora obtiveram bons resultados, com primeiros e segundos prémios.

O Ténis de Mesa surgiu em 2017. Ainda está a dar passos pequenos. Já participou no Campeonato Distrital Seniores e Campeonato Distrital Juniores.

Categorias: Futebol e Futebol Jovem

Dentro do Futebol o CF Estrela da Amadora distingue-se pelo Futebol Sénior e Júnior. A equipa principal é que se encontra na primeira divisão. Dentro da categoria para jogadores mais jovens existe, conforme a idade, algumas subcategorias:

  • Juniores;
  • Juvenis;
  • Iniciados A;
  • Iniciados B;
  • Infantis D2;
  • Infantis D1;
  • Benjamins E2;
  • Benjamins E1.

Os jogadores do Estrela

Qualquer clube é feito por quem o representa. E quem entra em campo, claro, é quem dá a cara e corpo pelo mesmo. No Estrela da Amadora houve significativas contribuições de vários jogadores, alguns com mais destaque que outros.

Desde nomes como Abel Xavier, Paulo Bento ou Calado, foram muitos os jogadores que puseram o Estrela da Amadora na ribalta várias vezes. Muitos destes viram no clube uma porta de entrada para o grande futebol português e, mais tarde, para o futebol internacional. Outros jogadores relevantes que passaram no Estrela da Amadora foram:

  • Jorge Andrade;
  • Dimas;
  • Sérgio Conceição;
  • Gaúcho.

De realçar que foi, por exemplo, Paulo Bento que marcou golo na Final da taça de 1990, contribuindo para a vitória do Estrela. Este clube só ganhou 1 vez a Taça de Portugal tendo, passado uns anos, descido de divisão.

Atualmente, os melhores marcadores são:

Os treinadores do Estrela da Amadora

Tal como os jogadores, o Estrela da Amadora conta também com um leque de treinadores de renome em Portugal. Mesmo quando esteve nas divisões mais baixas, foi a porta de entrada para alguns treinadores no futebol português.

Neste sentido, pelo clube passaram o treinador Fernando Santos, que recentemente foi treinador da equipa principal de futebol portuguesa em competições internacionais. Passou também Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira e João Alves. João Alves foi o treinador na época da vitória da Taça de Portugal. Outros treinadores do Estrela da Amadora foram:

  • Fernando Cabrita;
  • Manuel Fernandes;
  • José Mourinho, como adjunto.

Note que Jorge Jesus esteve no Estrela da Amadora numa fase inicial da sua carreira de treinador. Assim, foi um dos treinadores que obteve no Estrela experiência para se lançar no mercado. Entretanto, já foi treinador do Benfica e do Sporting.

Títulos do CF Estrela da Amadora

Ao longo dos anos, o clube esteve entre a 1.ª divisão e a 2.ª divisão de futebol. Tem também outros desportos, como atletismo, mas não são tão significativos como o futebol.

Na primeira divisão de futebol tem o título de campeão da Taça de Portugal na época de 1989/1990. Foi a única vez que o Estrela da Amadora ganhou esta competição. Na verdade, mais tarde desceu de divisão e só recentemente voltou à ribalta.

Assim, na 2.ª divisão de futebol, ganhou a II Liga Portuguesa na época de 1992/1993. Noutras competições regionais ganhou, por exemplo, a Taça de Honra na 2.ª divisão em 1980/1981.

Principais títulos do Estrela da Amadora

Estrela da Amadora - Estrela da Amadora - História e conquistas do clube em Portugal

2

TOTAL

Estrela da Amadora - Estrela da Amadora - História e conquistas do clube em Portugal

1

II DIVISÃO

Estrela da Amadora - Estrela da Amadora - História e conquistas do clube em Portugal

1

Taça de Portugal

Estrela da Amadora - Estrela da Amadora - História e conquistas do clube em Portugal

Internacional

Estrela da Amadora - Estrela da Amadora - História e conquistas do clube em Portugal

Nacional

Estrela da Amadora - Estrela da Amadora - História e conquistas do clube em Portugal

Não pode mais ser obtido

Estrela da Amadora - Estrela da Amadora - História e conquistas do clube em Portugal

Total

Estádio do Estrela da Amadora

Nos seus longos anos de vida, o Estrela da Amadora já teve duas localizações. Inicialmente, o campo de futebol do Estrela situava-se na atual zona da igreja da Amadora. Foi demolido por decisão da Câmara e o clube passou a dispor de outro local.

Foi na época de 1957/1958 que se ergueu na Reboleira o atual Estádio José Gomes. É ainda hoje o estádio oficial do clube apesar de, devido a dificuldades financeiras durante uns anos, não ter pertencido diretamente ao clube.

Efetivamente, após a insolvência, o Clube perdeu o estádio. Mais tarde, quando renasceu, teve um contrato de arrendamento antes da compra. O estádio foi a leilão por 2.1 milhões. Em 2022 conseguiu adquirir novamente o estádio, fazendo agora parte da SAD do Estrela da Amadora.

Capacidade e renovação do estádio

O estádio passou recentemente por uma remodelação e modernização, principalmente ao nível dos balneários, departamento médico e ginásio. Nas paredes constam os maiores atletas e treinadores, bem como a memória das conquistas do clube.

Este estádio, também chamado de estádio da Reboleira, tem capacidade para 9.288 pessoas. É um estádio modesto, mas que se torna adequado à dimensão e características do clube.

O nome do estádio do Estrela

No passado, o estádio teve o nome de Campo de Jogos João Pimenta. Em 1989, após a morte de José Gomes, o estádio foi batizado com o seu nome.

Note que José Gomes foi sócio, apoiante e presidente do clube. Foi eleito presidente em 1976 e nos anos de atividade deu muito do seu trabalho e até património para o clube crescer. Durante a sua presidência, o clube passou de 800 sócios para 19.000.

José Gomes foi presidente durante 13 anos. Reformou por completo o estádio e as camisolas e fez o clube subir nas divisões de forma muito rápida ao longo dos anos. Por essa razão, qualquer adepto do clube sabe a importância que José Gomes teve para o mesmo.

Estádio José Gomes - Estrela da Amadora
Estádio José Gomes – Estrela da Amadora | Foto de IMAGO

Sócios, Presidentes e Apoiantes do Clube

Foram muitas as pessoas que apoiaram o clube. Isto vai desde os primeiros sete apaixonados que o criaram até aos seis sócios que, em 2011, refundaram o clube após a insolvência e o tentaram levar ao de cima novamente.

Atualmente, o presidente do clube é Paulo Lopo que sucedeu a André Geraldes. Contudo, passaram pelo clube vários nomes a presidir, tal como João Pimenta, em 1974, António Soares, em 1976, e até Fernando Pombo, em 2004.

Os apoiantes do clube são principalmente pessoas da terra. Não se conhecem grandes famosos que tenham apoiado publicamente o clube, mas há certamente adeptos que apoiam o clube desde sempre.

Hino do Estrela da Amadora

Como todo o clube há sempre um hino para começar o jogo. O hino do Estrela entoa em tom vitorioso a história e legado do clube.

Neste sentido, começa a anunciar a data de criação do clube e que o clube da terra pretende a vitória. O refrão refere o grande símbolo do clube, a sua estrela, e designa o clube como “Amadora terra de tradição”.

Mascotes do Estrela da Amadora

Tal como as alterações que houve em outras áreas no clube, também a mascote foi sofrendo algumas alterações. Ao longo dos anos, o clube teve várias mascotes dentro daquilo que são as cores e ideologia do clube.

Assim, já houve a mascote Estrela, cuja cabeça é a estrela que está disposta no símbolo. Esta foi uma das primeiras mascotes, designando o clube dos “Estrelistas”. Mais tarde, a estrela deu lugar ao Urso verde com a camisola do clube. O Urso foi a mascote nos anos 90.

Outra mascote do Estrela da Amadora foi o Astronauta. Esta não teve um período específico no ativo. A mais recente mascote foi a Fénix que, criada no ano de 2020, simboliza o renascimento das cinzas do clube, após a insolvência do Estrela.

Outras curiosidades do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora é um clube antigo e com muita história. Muita dessa história foi ficando esquecida com o passar dos anos. Porém, algumas curiosidades mantêm-se. Conheça abaixo algumas:

  • Os apoiantes do Estrela da Amadora são designados de Estrelistas;
  • O clube é também chamado de tricolor pelas suas três cores: branco, vermelho e verde;
  • O Estádio José Gomes teve o seu nome pelo seu Presidente nos anos 70;
  • Os problemas financeiros foram recorrentes ao longo dos anos e o Sporting chegou a propor um contrato de filiação, não aceite;
  • Quando o estádio foi a leilão houve um licitador anónimo a fazer uma oferta. No fim, o estádio voltou para o clube.

Conclusão

O Estrela da Amadora, atualmente designado CF Estrela da Amadora, tem uma longa história. Fundado nos anos 30 do século passado, é já um clube bastante antigo. No seu percurso, foi balançando entre a primeira divisão de futebol e outras mais baixas.

Nos últimos anos houve a destruição do clube e o mais recente renascimento. Desde que voltou aos campos que tem subido, passando da 2º divisão de futebol para a primeira. Atualmente, encontra-se na primeira divisão de futebol.

Apesar disto, mantém os seus símbolos, como as cores, passando pelas diversas mascotes ao hino. De vermelho, branco e verde, com a estrela amarela, assim se mantém o CF Estrela da Amadora.