18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

FIFA e CONMEBOL assinam acordo para a realização dos jogos do Mundial de 2030

- FIFA e CONMEBOL assinam acordo para a realização dos jogos do Mundial de 2030

A América do Sul será palco de três jogos do Campeonato do Mundo de 2030

Os presidentes da FIFA, Gianni Infantino, e da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, assinaram um documento esta quinta-feira, dia 11, confirmando que a América do Sul sediará três jogos do Campeonato do Mundo de 2030. Para além deles, dirigentes das federações da Argentina, do Uruguai e do Paraguai também estiveram presentes na cerimónia.

Este ato protocolar teve lugar durante o Congresso da CONMEBOL, realizado na sede da entidade, em Luque, na região metropolitana de Assunção, no Paraguai.

A América do Sul no Mundial

Para o Mundial de 2030, Dominguez havia anunciado em outubro de 2023 a participação de seis países como sedes. Espanha, Portugal e Marrocos serão as sedes principais, mas a América do Sul terá o jogo de abertura no Uruguai, e mais duas partidas da primeira jornada, uma na Argentina e outra no Paraguai.

Inspeções futuras irão definir os detalhes da organização sul-americana destes jogos, que irão marcarar o centenário da competição, iniciada em 1930 no Uruguai. O Estádio Centenário, em Montevidéu, deve passar por reformas para receber o confronto inaugural.

Nos outros países da América do Sul, estão previstos o Monumental de Nuñez, na Argentina, e um novo estádio próximo de Assunção, no Paraguai, como possíveis locais para os jogos.

Negociações e preparativos

A direção da Conmebol acordou ter jogos do Mundial de 2030 na América do Sul após negociações com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin. A inclusão da região na competição foi uma resposta à possível perda de outras candidaturas, como Espanha, Portugal e Marrocos.

Paraguai manteve-se no projeto devido aos planos de construção de um novo estádio, que terá capacidade para até 60 mil espectadores durante o Mundial. O investimento para a obra está vinculado à inclusão da arena no torneio.

Em 2026, o Mundial será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá, pela primeira vez com 48 participantes. O mesmo formato será adotado no Mundial de 2030, com 12 grupos de quatro equipas, seguido por uma fase de 32 oitavos e eliminatórias até à final.

O Mundial de 2034 receberá apenas uma candidatura, da Arábia Saudita, que será oficialmente declarada como palco do torneio.

Vivaposta
119 articles