18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Governo espanhol cria comité para supervisionar a Federação Espanhola de Futebol

- Governo espanhol cria comité para supervisionar a Federação Espanhola de Futebol

Escândalos e investigações levam governo espanhol a intervir na RFEF

O Conselho Superior do Desporto (CSD) anunciou esta quinta-feira a criação de um comité especial para supervisionar a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) até à realização de novas eleições. A decisão visa corrigir a grave situação pela qual a entidade está a passar, em resposta à crise organizacional em defesa do interesse geral de Espanha.

Crise e investigação

A medida surge após meses de escândalos, incluindo uma investigação de corrupção e um incidente envolvendo o ex-presidente da RFEF, Luis Rubiales, durante o Campeonato do Mundo Feminino. A Comissão de Supervisão, Normalização e Representação será composta por pessoas independentes de reconhecido prestígio.

Preocupações da FIFA e UEFA

Enquanto Espanha se prepara para acolher o Mundial de 2030, a FIFA e a UEFA estão a monitorizar de perto a situação. As entidades afirmam estar preocupadas com a nomeação da Comissão de Supervisão e vão analisar o impacto da intervenção governamental nas obrigações da RFEF perante as regulamentações internacionais.

Investigação em curso

As investigações sobre corrupção durante o mandato de Rubiales resultaram na demissão de outros dirigentes da RFEF após buscas policiais na sede da organização em Madrid no mês passado. A transparência e independência das entidades desportivas são fundamentais para o bom funcionamento do futebol.

Vivaposta
154 articles