18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Luís Costa Testa Positivo em Controlo Antidoping nos Jogos Paralímpicos de Paris

- Luís Costa Testa Positivo em Controlo Antidoping nos Jogos Paralímpicos de Paris

Paraciclista solicita contra-análise

O paraciclista Luís Costa, medalhado nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, foi notificado de um controlo antidoping positivo para clortalidona, um diurético. O atleta afirma estar “de consciência tranquila” e já solicitou uma contra-análise ao teste positivo.

Declarações do atleta nas redes sociais

Numa publicação no Facebook, intitulada “Do Céu ao Inferno”, Luís Costa, que conquistou a medalha de bronze em Paris2024, negou qualquer consumo deliberado da substância proibida. “Fui notificado de que testei positivo para uma substância proibida… Segundo o relatório, trata-se de um diurético (clortalidona). Estou de consciência tranquila, não tomei deliberadamente tal substância e já pedi a contra-análise”, afirmou.

O atleta admite que enfrenta um período muito complicado e espera uma rápida condenação pública. “O julgamento público será imediato e implacável, como sempre acontece nestas situações”, escreveu Luís Costa, que agora aguarda o resultado da contra-análise.

Comunicado do Comité Paralímpico de Portugal (CPP)

O CPP comunicou que o controlo positivo foi realizado antes de Luís Costa ganhar a medalha de bronze no contrarrelógio de ciclismo de estrada, classe H5 (handbikes). O Comité informou ainda que o atleta está “provisoriamente suspenso”, enquanto decorre o prazo legal para apresentar a sua defesa.

Em declarações à Lusa, Luís Figueiredo, chefe da Missão de Portugal a Paris2024, explicou que a suspensão provisória de Luís Costa “não implica, para já, a retirada da medalha”, que só poderá ser decidida após esgotados todos os recursos legais.

Portugal e os Jogos Paralímpicos Paris2024

Luís Costa conquistou a medalha de bronze na prova de contrarrelógio da classe H5, realizada em Clichy-Sous-Bois, na passada quarta-feira. Este foi o segundo caso de doping envolvendo atletas portugueses em Paris2024, depois de Simone Fragoso ter sido impedida de competir no powerlifting.

Portugal encerrou a sua participação nos Jogos Paralímpicos Paris2024 com um total de sete medalhas e 18 diplomas.

Vivaposta
542 articles