18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Marítimo: História e conquistas do clube em Portugal

maritimo logo

Fundado em 1910, mas com uma história que remonta ao século XIX, a verdade é que o Marítimo surgiu das classes marítimas. Tal como o seu nome indica, o interesse dos madeirenses pelo futebol surgiu em grande parte devido aos seus visitantes, chegados através do mar. O seu impulsionador foi Cândido Gouveia que, juntando-se a outros habitantes da ilha, acabou por criar o clube.

Ao longo dos mais de cem anos de história, o clube foi alicerçando-se no mercado futebolístico nacional. 

A história de mais de um século do Marítimo

Ainda que a sua fundação oficial só se desse em 1910, o início da história do Club Sport Marítimo está envolto em alguns mistérios. Sediado no Funchal, na ilha da Madeira, a verdade é que a origem do clube se associa às diferentes classes marítimas. Para entender melhor este termo, tem de conhecer João Viveiros, mais conhecido como Chicago. Após o início do futebol por volta de 1885 na ilha, acredita-se que Chicago foi a primeira pessoa a ter uma bola de futebol na região, em 1900. Isto aumentou o interesse dos madeirenses pela modalidade, e para vencer os que vinham de fora jogar, passando a alugar a bola. Estima-se que o seu preço fosse de 10 reis.

É a partir deste cenário que surge o Club Sport Marítimo, mais conhecido apenas como Marítimo. A setembro de 1910, Cândido Gouveia impulsiona a criação do clube, sendo o seu primeiro sócio fundador. Para isso, juntou-se a outros elementos que alavancaram o futebol na região. Entre os objetivos deste grupo destacava-se a vontade de representar os madeirenses e a república que se instaurava.

Com Joaquim Pontes como primeiro presidente, o percurso do Marítimo foi crescente, mas também de muita inconstância. Entre vários momentos, o clube chegou mesmo a conquistar diferentes troféus regionais e distritais. Exemplo disso foi o Campeonato Regional da Madeira.

Representando ao longo destes anos por jogadores, treinadores e, acima de tudo, adeptos memoráveis, conheça todos os passos do clube no artigo que se segue.

Marítimo História

Últimos jogos Marítimo e melhores marcadores da temporada

Fique a par dos mais recentes jogos da equipa e dos principais marcadores desta temporada. Descubra quem tem sobressaído e como tem sido o desempenho geral da equipa. Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e estatísticas do clube.

Jogadores lesionados no momento e as transferências na temporada

Nesta secção, vamos explorar os jogadores que estão lesionados no momento. Damos a conhecer também as transferências que ocorreram durante a temporada. Fique por dentro das últimas notícias e informações sobre a equipa, incluindo quais jogadores estão disponíveis e quais estão fora de jogo devido a lesões. Descubra também quais foram as transferências mais significativas e como elas podem afetar o desempenho da equipa a longo prazo.

Jogadores lesionados:

Transferências:

Os jogadores mais memoráveis do Club Sport Marítimo

A projeção do Club Sport Marítimo para o panorama internacional deu-se, em grande parte, pelos seus jogadores. Com nomes muito conhecidos do público entre o seu plantel, certamente conhece algumas das figuras que já representaram o clube nos relvados.

Entre dezenas de jogadores de futebol, conheça alguns dos mais emblemáticos abaixo:

  • Alex Bunbury: jogador do Marítimo entre 1993 e 1999, o jogador do Canadá ainda é um dos nomes mais marcantes do clube. Considerado um dos seus melhores marcadores, o jogador chegou a ser eleito um dos melhores jogadores estrangeiros em Portugal. Representando o clube madeirense durante 6 épocas, chegou às finais da Taça de Portugal.
  • Danny: nascido na Venezuela, mas de origem portuguesa, o jogador Daniel Gomes fez parte da equipa do Marítimo durante diferentes épocas. Chegando mesmo à Seleção Portuguesa, este jogador também passou por clubes como o Zenit e o Sporting Clube de Portugal.
  • Pepe: um dos jogadores mais famosos no panorama nacional, Pepe também já passou pelo Marítimo. Presente inicialmente na equipa B e, depois, na equipa principal, o jogador luso-brasileiro tem diversos títulos pelo seu percurso futebolístico, tanto pelas equipas como individuais.
  • Mitchell van der Gaag: treinador-adjunto do Manchester United, sabia que van der Gaag já foi jogador do Marítimo? Entre 2001 e 2006, o holandês fez parte do clube, integrando mais de 100 jogos.
  • Alan: Alan Osório Silva fez parte do plantel do Marítimo entre 2001 e 2005. De origem brasileira, o jogador iniciou a sua carreira futebolística no início dos anos 2000. Entre as suas principais características destaca-se o comprometimento pelas equipas onde joga.

Os treinadores que mudaram os resultados do Marítimo

Ainda que o Club Sport Marítimo reúna jogadores que mudaram a sua trajetória, uma equipa de sucesso não se faz sem um bom treinador. Desde a sua fundação no início do século XX que já passaram dezenas de técnicos pelo clube. Conheça abaixo alguns dos mais marcantes:

  • José Gomes: atual treinador do Marítimo, a verdade é que esta não é uma cara estranha do clube. Já treinador entre 2019 e 2020, o treinador voltou ao clube no final do ano passado. Entre os seus pontos de destaque está a experiência internacional, já passando pela Arábia enquanto treinador.
  • Pedro Martins: antigo jogador de futebol, Pedro Martins começou como técnico adjunto por volta de 2004, passando por clubes como o Futebol Clube do Porto e Os Belenenses. O seu percurso no Marítimo começou oficialmente no Marítimo B, em 2009, integrando a equipa principal do Marítimo, entre 2010 e 2014.
  • Nelo Vingada: treinador do Club Sport Marítimo entre 1999 e 2003, Eduardo Manuel Vingada começou a sua carreira como jogador de futebol. Chegando mesmo a ser treinador da Seleção Portuguesa de Futebol (equipa principal e sub-20), Nelo acompanhou mais de cem jogos pelo clube.

Outros treinadores emblemáticos do Marítimo foram Petit, Daniel Ramos ou Lito Vidigal. No fundo, todos eles se demonstraram essenciais para o progresso e, acima de tudo, sucesso do clube.

As principais informações sobre o clube

Fundado oficialmente no início do século XX, em 1910, o Club Sport Marítimo nasceu da vontade dos homens do mar que levaram e elevaram o futebol na ilha da Madeira. Com o principal impulsionador Cândido Gouveia, mais conhecido como Candinho, o clube ganhou o seu primeiro destaque quando foi convidado a ir a Lisboa, por Cosme Damião. Esta visita ao Sport Lisboa e Benfica foi a primeira viagem do clube até ao continente. Além disso, abriu caminho para o seu sucesso.

Com um percurso de altos e baixos, marcado pelas crises financeiras, atualmente o Marítimo é um dos principais representantes da ilha da Madeira. Para além do futebol, o Marítimo também tem equipa de futsal, equipa feminina, e até uma equipa de rali.

Entre os seus principais símbolos, que o aproximam cada vez mais do seu público, encontra-se:

  • Apelido: o Club Sport Marítimo é popularmente conhecido entre os adeptos como apenas Marítimo. Aos seus apelidos somam-se Verde-Rubro (alusivo às cores representantes do clube) e os Insulares (o que se refere à ilha).
  • Cores: desde o início da sua atividade, que o Marítimo utiliza as cores verde e vermelho nos seus equipamentos. Estas cores também são usadas em outros símbolos representativos do clube.
  • Presidente: o atual presidente do clube é Rui Fontes, em atividade desde outubro de 2021.
  • Estádio: localizado na cidade de Funchal, o clube tem como principal espaço o Estádio do Marítimo. Anteriormente apelidado de Estádio dos Barreiros, o estádio tem capacidade para cerca de 10.600 pessoas, incluindo 42 camarotes. Para além dos jogos de futebol do clube, também é espaço de diversos eventos desportivos, musicais e culturais.

Os títulos do Marítimo

Ainda que o Club Sport Marítimo seja um dos mais antigos de Portugal, as suas equipas de futebol não se situam entre as mais vitoriosas do país. Na verdade, um dos maiores títulos foi o primeiro lugar no extinto Campeonato de Portugal, na época 1925/1926.

Conheça abaixo as 63 classificações da equipa principal do Marítimo ao longo da sua história.

Títulos Nacionais:

  • 1 título - Campeonato de Portugal, agora inexistente
  • 2 títulos - II Divisão.

Títulos Regionais:

  • 35 títulos - AF Madeira 1ª Divisão
  • 25 títulos - AF Madeira Taça.

Principais músicas do clube

Praticamente todos os clubes de futebol têm um portfólio de músicas de sua celebração. Geralmente cantadas pelos adeptos durante as partidas, estas músicas são também uma forma de honrar o clube.

No caso do Club Sport Marítimo, a sua música mais emblemática é o hino. Intitulada "Marcha do Marítimo”, esta música enaltece o clube de futebol e os seus feitos. Uma outra música popular entre os adeptos do clube é "Marítimo, o Glorioso", com letra e interpretação de João Luís Mendonça.

Entre as diferentes músicas e marchas escritas em dedicação ao clube, também se encontram faixas como “Saudação ao Marítimo” e “Viv’O Marítimo”. De relembrar que a maioria destas canções se encontra disponível para ouvir em plataformas de streaming, como é exemplo o YouTube. 

O que precisa de saber sobre o estádio do Marítimo

Ainda que passando por diversas mudanças e remodelações, desde cedo que o Club Sport Marítimo tem como principal espaço o Estádio dos Barreiros. Este é um espaço sediado na cidade do Funchal, na Madeira.

Apesar de o seu primeiro projeto ser de 1927, este estádio só viu a inauguração em 1957. Popularmente conhecido como Caldeirão dos Barreiros, o estádio pertenceu à região até 2007. Passou a ser parte oficial do clube a partir dessa mesma época.

No entanto, a necessidade de modernização, para responder às necessidades do clube e aos eventos que o espaço alberga, levou a uma nova remodelação. A inauguração do atual Estádio do Marítimo dá-se em 2016. Aqui o público conheceu um espaço totalmente renovado e adequado às necessidades da equipa.

Com capacidade para quase 11 mil adeptos, atualmente o estádio é utilizado para jogos e treinos do Club Sport Marítimo. Além do mais, também é escolhido para outros eventos desportivos, musicais e culturais.

Por fim, o Marítimo não detém apenas este espaço, possuindo também o Complexo Desportivo do Marítimo, que inclui o Estádio Imaculada Conceição. Além disso, também dispõe do Pavilhão do Marítimo, o Colégio do Marítimo, a Marítimo Store e a Loja do Marítimo. O clube também desenvolveu o Marítimo TV, focado em emissões sobre o clube. 

Adeptos famosos do Marítimo

Com renome nacional, o Club Sport Marítimo tem adeptos e sócios espalhados por todo o país. Contando com mais de 20 mil sócios, o clube apresenta uma legião de fãs devotos, principalmente quando o assunto é futebol.

Alguns deles organizados em claques, acompanham todos os jogos do clube, dentro ou fora do país. Além disso, cultivam a história e essência do Marítimo entre adeptos de todas as gerações. Entre as claques mais famosas do clube destacam-se três: os Templários, o Esquadrão Maritimista e os Fanatics 13.

Por outro lado, são também algumas as personalidades famosas que apoiam o clube. Sabia que um dos melhores jogadores do mundo é mesmo sócio do Club Sport Marítimo?

Em 2004, e como forma de promover a ilha como Região Europeia, o madeirense Cristiano Ronaldo associou-se ao clube. No evento de celebração, recebeu o cartão de sócio do clube, assim como uma camisola do equipamento do Marítimo. 

A mascote do clube

Uma forma interessante e didática de aproximar ainda mais os adeptos do clube, principalmente os mais novos, a mascote também já chegou ao Marítimo.

Divulgada oficialmente no início de 2020, a mascote surgiu da ação conjunta do departamento de marketing do clube com outras iniciativas locais. Daqui nasceu o Garras, uma mascote retratada em forma de leão, que acompanha diversos eventos do Marítimo.

Contando, inclusivamente, com um perfil na rede social Instagram, o Garras veste a camisola da equipa verde-rubra. Esta é uma figura que agrada particularmente aos mais novos, conquistando muitos cliques entre os fãs do Club Sport Marítimo. 

Conclusão

No decorrer da história do Club Sport Marítimo existem alguns traços em comum - a vontade de levar a modalidade desportiva e a ilha da Madeira mais além.

O clube chegou mesmo a ganhar o extinto Campeonato de Portugal, na época 1925/1926. Hoje em dia, o clube já acumula 63 títulos, entre classificações nacionais e regionais.

Este sucesso deve-se, em grande parte, à sua equipa, composta por elementos de destaque neste universo. Entre os jogadores mais marcantes do clube encontram-se Alex Bunbury, Danny, Pepe, Mitchell van der Gaag e Alan. Já no que diz respeito aos treinadores, destacaram-se nomes como José Gomes, Pedro Martins e Nelo Vingada.

Este percurso centenário tem arrecadado cada vez mais adeptos para o clube, incluindo milhares de sócios. Entre as suas claques principais encontram-se os Templários, o Esquadrão Maritimista e os Fanatics 13, que ecoam músicas como o hino “Marcha do Marítimo”.

Com adeptos de todas as faixas etárias, os mais novos são conquistados pela mascote Garras. No fundo, o Marítimo tem vindo a afirmar a sua presença no mundo do futebol anualmente. Atualmente presidido por Rui Fontes, o clube é um dos mais conhecidos entre os adeptos portugueses. 

meta titleMarítimo: the club you must visit in 2023
Meta descriptionClub Sport Marítimo: comece 2023 com todas as informações do clube madeirense que conquistou o mundo.