18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Natação Paralímpica: Portugal em Paris com Foco Em Recordes e Prestações de Topo

- Natação Paralímpica: Portugal em Paris com Foco Em Recordes e Prestações de Topo

Quatro nadadores portugueses preparados para Paris’2024

A seleção portuguesa de natação estará representada nos Jogos Paralímpicos Paris’2024 por quatro nadadores, incluindo dois medalhados em competições europeias e mundiais, com o objetivo de alcançar novos recordes nacionais e bons resultados.

Expectativas centradas na superação de marcas pessoais

Mariett Matias, coordenadora técnica de natação adaptada da Federação Portuguesa de Natação (FPN), destacou que os atletas selecionados detêm atualmente os recordes nacionais nas provas que irão disputar, com exceção de Tomás Cordeiro, nos 100 metros bruços. “A principal meta é que todos possam melhorar as suas marcas”, afirmou.

Medalhas internacionais como referência de confiança

Diogo Cancela e Marco Meneses, que já conquistaram medalhas nos Mundiais de Manchester’2023 e nos Europeus do Funchal’2024, lideram a comitiva portuguesa. No entanto, Matias alerta para a exigência da competição: “Todos estarão no seu máximo. Vamos com calma, mas estamos confiantes de que os nossos nadadores darão o seu melhor.”

Ausência feminina lamentada pela FPN

Pela primeira vez, Portugal apresenta uma equipa exclusivamente masculina na natação paralímpica. Mariett Matias expressou a sua preocupação pela ausência de nadadoras: “Infelizmente, não temos atletas femininas qualificadas. Tínhamos duas no projeto de preparação, mas não conseguiram alcançar os mínimos. Esta situação reflete a falta de presença feminina no desporto.”

Representação portuguesa e historial de conquistas

Na piscina da Arena Paris La Défense, Portugal será representado por Marco Meneses, Diogo Cancela, Daniel Videira e pelo estreante Tomás Cordeiro. A natação é a terceira modalidade que mais medalhas trouxe para o país em Jogos Paralímpicos, com um total de nove pódios, sendo superada apenas pelo atletismo, com 54, e pelo boccia, com 26.

Participação recorde de modalidades para Portugal

Os Jogos Paralímpicos Paris’2024 decorrem entre 28 de agosto e 8 de setembro, com a participação de 27 atletas portugueses em 10 modalidades, um número recorde para o país.

As modalidades em que os atletas portugueses vão competir são as seguintes:

  1. Atletismo
  2. Boccia
  3. Canoagem
  4. Ciclismo
  5. Equestre
  6. Judo
  7. Natação
  8. Powerlifting (levantamento de peso)
  9. Ténis de Mesa
  10. Triatlo
Vivaposta
460 articles