18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Paris 2024 | Feitos Históricos na Natação

- Paris 2024 | Feitos Históricos na Natação

Quinto dia de provas: ouro para Marchand e Ledecky, primeiro recorde mundial

No quinto dia de provas de natação dos Jogos Olímpicos Paris’2024, a Arena Paris La Defense foi palco de momentos históricos. Destaques incluem os dois ouros de León Marchand, o oitavo título olímpico de Katie Ledecky, e o primeiro recorde mundial do evento, alcançado pelo chinês Pan Zhanle.

Duplo ouro de León Marchand

León Marchand, a competir em casa, conquistou dois ouros nas provas de 200 metros mariposa e 200 metros bruços, ambos com novos recordes olímpicos. Marchand, que já havia vencido os 400 metros estilos no domingo, superou o húngaro Kristof Milak nos 200 metros mariposa com um tempo de 1.51,21 minutos, batendo o recorde olímpico anterior de 1.51,25 minutos. 

Menos de duas horas depois, venceu os 200 metros bruços com 2.05,95 minutos, estabelecendo novos recordes olímpico e europeu, deixando o australiano Zac Stubblety-Cook e o neerlandês Caspar Corbeau em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Katie Ledecky faz história

Katie Ledecky revalidou o título olímpico nos 1.500 metros livres, tornando-se a primeira nadadora a conquistar ouro em quatro edições dos Jogos Olímpicos. Ledecky, que também procura alcançar o tetracampeonato nos 800 metros livres e pretende competir na estafeta 4×200 metros livres, pode ultrapassar a ginasta soviética Larisa Latynina e tornar-se a mulher com mais ouros olímpicos (nove). Na final dos 1.500 metros, Ledecky subiu ao pódio com a francesa Anastasiia Kirpichnikova (prata) e a alemã Isabel Gose (bronze).

Recorde mundial de Pan Zhanle

O chinês Pan Zhanle, de 19 anos, quebrou o primeiro recorde mundial na Arena Paris La Defense ao vencer os 100 metros livres em 46,40 segundos, superando a sua própria marca anterior de 46,80 segundos. O australiano Kyle Chalmers ficou com a prata e o romeno David Popovici, campeão dos 200 metros livres, conquistou o bronze.

Ouro para Sarah Sjöström

A sueca Sarah Sjöström, aos 30 anos, conquistou o ouro nos 100 metros livres, sua primeira medalha de ouro nessa distância, depois de ter ganho a prata no Rio’2016. Sjöström, recordista mundial da distância, partilhou o pódio com a norte-americana Torri Huske (prata) e Siobhan Bernadette Haughey, de Hong Kong (bronze).

Medalhas na Natação

Apesar de não ter conquistado nenhum ouro nesta quarta-feira, a Austrália lidera o medalheiro da natação com 10 medalhas (quatro de ouro, cinco de prata e uma de bronze), seguida pelos Estados Unidos com 17 medalhas (três de ouro, oito de prata e seis de bronze) e pela França, com três ouros – todos conquistados por Marchand – e uma prata.

Vivaposta
460 articles