18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Portimonense – História e conquistas do clube em Portugal

portimonense logo

Não se pode considerar que o Portimonense Sporting Clube seja uma formação grande e poderosa. Contudo, certo é que, até ao momento, o clube algarvio assume uma classificação fora da zona de despromoção. Ainda assim, os “alvinegros” não estão muito distanciados em pontos e, como dizem os entendidos, tudo pode acontecer.

Depois de terem apresentado vários reforços para o seu plantel, os “guerreiros do sul” dizem-se preparados para a disputa de bons resultados.

De seguida, fique a conhecer um pouco mais sobre alguns factos do clube. A história do Portimonense, os principais jogadores e treinadores, algumas curiosidades, entre outras.

Perspetiva geral

O “desporto rei” chegou a Portimão ainda em 1913 pelas mãos de um português que estudava em Inglaterra. Ao trazer uma bola e ao espalhar a palavra, conseguiu vários interessados que se iam juntando para os jogos amigáveis.

Só em 1914 é que o Portimonense Sporting Clube foi fundado pelas mãos de um grupo de amigos e desde logo viu delineado o seu equipamento com camisola às riscas verticais, pretas e brancas.

Um dos instauradores foi Amadeu Figueiras d’Andrade que tinha uma oficina perto do largo onde os apreciadores de futebol se juntavam para praticar este desporto. Amadeu d’Andrade foi também sócio nº 1 do Portimonense e chegou a ceder o seu espaço comercial para sede provisória do clube.

Os primeiros jogos dos “algarvios” foram sobretudo amigáveis e de solidariedade. Todos os custos com as viagens e equipamentos eram assumidos pelo grupo de amigos que tudo fazia para levar avante o projeto que tinham criado.

Por volta de 1920, o clube perdeu a sua sede, que era por cima da loja de Amadeu Figueiras d’Andrade, e foi apenas graças a um pequeno grupo de entusiastas que não fechou portas.

Apenas em 1925 é que são apresentados e aprovados os primeiros estatutos do clube pelo Governador Civil, Manuel Pedro Guerreiro. Nesta altura, os atletas jogavam num campo muito rústico e rudimentar tendo sido necessário esperar pelos finais dos anos 20 para passarem a jogar no Campo das Alcaçarias.

Ainda assim, o clube mudaria novamente de local. A compra de um terreno que permitia um espaço de maiores dimensões só foi adquirido em 1937. Os sócios e adeptos juntaram-se para obter o espaço onde, ainda hoje, se situa o Estádio Municipal de Portimão.

No ano em passou a jogar no seu estádio, o Portimonense é, pela primeira vez, campeão do Algarve (1936/1937) e sócios e adeptos começaram a acreditar numa subida à I Divisão. Foram várias as vezes que os “alvinegros” quase subiram de escalão, feito que só viria a acontecer em 1977.

Durante todas estas épocas os dirigentes, sócios, jogadores, adeptos e simpatizantes vivenciaram aspetos negativos e positivos. Entre os maiores feitos do clube está o 5º lugar na I Liga, que foi conseguido na década de 1980, e a presença nas eliminatórias da Taça da UEFA onde foi eliminado pelo Partizan (Sérvia).

Portimonense Portugal História E Conquistas

Últimos jogos Portimonense e melhores marcadores da temporada

Fique a par dos mais recentes jogos da equipa e dos principais marcadores desta temporada. Descubra quem tem sobressaído e como tem sido o desempenho geral da equipa. Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e estatísticas do clube.

Jogadores lesionados no momento e as transferências na temporada

Nesta secção, vamos explorar os jogadores que estão lesionados no momento. Damos a conhecer também as transferências que ocorreram durante a temporada. Fique por dentro das últimas notícias e informações sobre a equipa, incluindo quais jogadores estão disponíveis e quais estão fora de jogo devido a lesões. Descubra também quais foram as transferências mais significativas e como elas podem afetar o desempenho da equipa a longo prazo.

Jogadores lesionados:

Transferências:

Os melhores jogadores do Portimonense

Durante as partidas os holofotes estão voltados para os jogadores. Quem terá deixado a sua marca no clube algarvio? Fique a saber de seguida.

Daniel Belchior Martins

Há muitos adeptos que ainda hoje consideram Daniel como o melhor guarda-redes do clube. Durante 15 anos assumiu, de forma indiscutível, a titularidade na equipa algarvia. Terá sido o jogador com mais temporadas ao serviço do Portimonense S. C. e ficou perto da subida à I Divisão nas épocas de 1965/1966 e 1966/1967. "Tenho pena de não poder dar mais vinte anos de colaboração ao meu querido Portimonense", disse aquando de uma festa em sua homenagem.

Serge Cadorin

Jogou como avançado nos anos 80 numa altura em que o Portimonense estava na I Divisão. Na primeira partida que fez com os “alvinegros” marcou um golo e todos os outros que se seguiram puseram-no no quadro dos mais importantes do clube. Foi um dos melhores marcadores do coletivo e do campeonato, mas um acidente pôs em causa a carreira. Depois de ter sofrido queimaduras graves o belga ainda voltou a jogar, mas já não repetiria a forma física de outros tempos.

Gilberto

Foi uma das principais figuras do coletivo na segunda metade dos anos 40 e início dos 50. Tido como um dos melhores avançados do Algarve de todos os tempos, foi, recorrentemente, o melhor jogador com mais golos na equipa. Esteve por três vezes muito perto da subida ao escalão máximo do futebol, mas em nenhuma altura se verificou a promoção.

Rui Águas

No ano em que entrou para o clube, chegaram também, entre outros, Vitor Oliveira, Pedroto, Simões, Freitas, João Gouveia e o treinador Manuel José. Tornou-se não só num dos melhores jogadores de sempre do Portimonense, mas também do país. Era um ponta de lança eficaz que tornou possível o 5º lugar na I Divisão Nacional. Até hoje é a melhor classificação de sempre do Portimonense Sporting Clube.

Ramos

Fernando da Costa Ramos esteve ao serviço do Portimonense durante 11 épocas. Nos primeiros anos jogou como profissional, mas viria a perder este estatuto posteriormente. Este acontecimento obrigou Ramos a aceitar um trabalho arranjado pelo clube, mas não foi pretexto para um pior desempenho desportivo. A titularidade passou a ser recorrente e assumiu, muitas vezes, o papel de capitão de equipa.

Joaquim Cortês

Joaquim Cortês da Costa Reis Alvo tinha várias alcunhas. O defesa, que era também conhecido por “Cortês”, "Joaquim Cepa" ou "Alvo", começou a sua carreira no Portimonense em 1940/1941. No entanto, por esta altura, o clube vivia um dos piores períodos e Cortês rumou para o Olhanense. Ainda assim, voltou para os “alvinegros” em 1952, altura em que ajudou na conquista do Campeonato do Algarve.

Lecas

Lecas é alcunha de João Manuel Ferreira Pereira. Foi formado no Portimonense S. C. e representou o coletivo durante 11 anos nas décadas de 60 e 70. Em 1966 viu-se obrigado a suspender a sua carreira no clube algarvio devido à necessidade de cumprir o serviço militar, mas regressaria em 1969. O corredor esquerdo era onde preferia jogar e onde empregava velocidade aos ataques da equipa. Foi um dos jogadores que contribuiu para a primeira subida à divisão principal e, no ano seguinte, à 1ª Divisão.

Os treinadores de sucesso do Portimonense

Sem a equipa técnica os jogadores não teriam um comando sério e rigoroso. Por isso, na história do Portimonense Sporting Clube podemos destacar os seguintes treinadores:

Ramos

Como vimos acima, foi um dos jogadores marcantes nos vários plantéis que o clube algarvio teve. Contudo, após “pendurar as botas” continuou no clube ao treinar as camadas jovens dos “guerreiros do sul”. Durante o tempo que pertenceu à equipa técnica conseguiu alcançar bons resultados e alguns recordes que o colocaram também na lista dos treinadores mais relevantes do Portimonense S. C..

Amílcar Fonseca

No total, esteve 7 épocas no Portimonense. Primeiramente entre 1991 e 1997 e, depois, entre 2000 e 2003. Em todo este tempo ao serviço dos “alvinegros” dirigiu 181 jogos, ainda que nenhum tenha sido na I Liga. Foi um dos responsáveis pela conquista de 1 título na II Divisão B e o treinador da história do clube com mais jogos comandados.

Vítor Oliveira

Esteve por duas vezes no Portimonense: de 1985 a 1987 e de 2016 a 2018. Na época 2016/2017, ao serviço dos "algarvios" conseguiu a distinção de Melhor Treinador da II Liga e, por dois meses consecutivos, foi considerado o Treinador do Mês (10/2017; 11/2017). O “Rei das subidas” fez 137 jogos pelos “alvinegros” e é o segundo treinador com mais partidas realizadas. Conseguiu ainda 1 título na II Liga Portuguesa que originou a promoção do clube na época de 2016/2017.

Lázaro Oliveira

Nunca disputou a I Liga, mas nem por isso deixou de ficar na história do Portimonense Sporting Clube. Lázaro Oliveira ocupa o terceiro lugar da lista de treinadores com mais jogos pelos alvinegros. Esteve no clube entre 2011 e 2014, altura em que passou a treinar o Atlético C. P. (Portugal).

Paulo Sérgio

Está no Portimonense desde 2019 e é já um dos treinadores com mais jogos do clube. Paulo Sérgio já fez mais de 110 partidas, distribuídas pela I Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga. É ainda o técnico do clube com mais jogos no escalão principal. Apesar de ainda não deter títulos, pela sua longevidade no comando técnico do coletivo algarvio, assume já um papel importante na história dos “guerreiros do sul”.

Informações sobre o clube

Para quem não conhece o Portimonense S. C. há dados de análise rápida que são importantes de mencionar. Para quem está a par de tudo sobre os algarvios não será difícil lembrar informações como:

  • Data de fundação: 14 de agosto de 1914
  • Nomes/alcunhas: “Alvinegros”; “Guerreiros do Sul”
  • Cores: Preto e branco
  • Presidente: José da Rocha
  • Estádio: Estádio Municipal de Portimão
  • Capacidade do estádio: 4 961 lugares.

Os títulos mais relevantes do Portimonense

Há várias datas e momentos históricos na carreira desportiva do clube algarvio. Alguns períodos refletiram-se em títulos, mas outros não. Para um clube que é considerado como sendo de pequena dimensão, há feitos que são importantes mencionar. Veja de seguida quais foram os principais títulos conquistados e quais os acontecimentos marcantes para o Portimonense S. C..

Principais títulos do Portimonense

Portimonense - Portimonense - História e conquistas do clube em Portugal

9

TOTAL

Portimonense - Portimonense - História e conquistas do clube em Portugal

1

SEGUNDA LIGA

Portimonense - Portimonense - História e conquistas do clube em Portugal

3

TAÇA AFA

Portimonense - Portimonense - História e conquistas do clube em Portugal

1

II DIVISÃO

Portimonense - Portimonense - História e conquistas do clube em Portugal

1

II DIVISÃO B

Portimonense - Portimonense - História e conquistas do clube em Portugal

3

CAMPEONATO ALGARVE

Portimonense - Portimonense - História e conquistas do clube em Portugal

Internacional

Portimonense - Portimonense - História e conquistas do clube em Portugal

Nacional

Portimonense - Portimonense - História e conquistas do clube em Portugal

Não pode mais ser obtido

Portimonense - Portimonense - História e conquistas do clube em Portugal

Total

Nacionais

  • 1 título na II Liga Portuguesa (2016/2017);
  • 1 título na II Divisão (1978/1979);
  • 1 título na II Divisão B (2000/2001).

Regionais

  • 3 títulos no Campeonato do Algarve (1936/1937; 1950/1951; 1952/1953);
  • 3 títulos na Taça A. F. Algarve (1935/1936; 1999/2000; 2006/2007).

Outros feitos

  • 5º classificado na Liga Portuguesa (1984/1985);
  • Presente por três vezes na meia-final da Taça de Portugal (1982/1983; 1986/1987; 1987/1988);
  • Presente na meia-final da Taça da Liga (2015/2016);
  • Disputou a eliminatória da Taça da UEFA (1985/1986).

Músicas do clube

Durante qualquer um dos jogos da equipa algarvia é possível ouvir diferentes músicas cantadas pelos adeptos do clube. Umas são adaptadas, mas outras têm composição e letra originais. Entre as mais características e, por isso, mais ouvidas, estão:

  • Hino do Portimonense Sporting Clube;
  • Força Portimonense.

Principais informações sobre o estádio

O Portimonense S. C. tem como instalações oficiais o Estádio Municipal de Portimão. O edifício foi inaugurado em 1937 e, após uma remodelação mais recente, em 2010, passou a conseguir receber 4 961 pessoas.

O campo é cercado por bancadas que estão a descoberto, com a exceção da zona destinada a sócios que é coberta. Depois das obras de modificação, o recinto ficou mais moderno e preparado para receber jogos da Primeira Liga.

O relvado tem as medidas de 102 x 64 metros e é gerido, conjuntamente, pelo Portimonense e pela Câmara Municipal de Portimão.

Adeptos famosos

De seguida enumeramos determinadas personalidades que de alguma forma estão ligadas a Portimão e que demonstraram prestar atenção ao clube da cidade. É o caso de:

  • Manuel Teixeira Gomes (sétimo presidente da Primeira República Portuguesa);
  • Belmira das Neves (Primeira-dama de Portugal);
  • Edmundo Vieira (cantor).

Mascote do Portimonense

A mascote do Portimonense S. C. é uma águia-de-bonelli. Também conhecida como águia-perdigueira é uma espécie em vias de extinção. Está por isso classificada com o estatuto de conservação “raro” e, na Europa, como “prioritário”.

O emblema do clube já tinha presente este animal que passou também a ser a mascote do coletivo.

Conclusão

Com o objetivo da manutenção, os “alvinegros” estão numa zona classificativa relativamente confortável. Isto porque não estão na zona de despromoção, porém os pontos que separam os “guerreiros do sul” das eliminatórias que determinam qual a equipa que desce de divisão não é assim tão grande.

Ainda assim, os “algarvios” têm conseguido a manutenção e os últimos reforços a serem apresentados aos adeptos demonstram precisamente essa vontade de ficar na I Liga de futebol.