18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Santa Clara – História e conquistas do clube em Portugal

santa clara logo

O Clube Desportivo Santa Clara é o mais representativo dos Açores no que toca a futebol profissional em Portugal. A equipa, fundada em 1927, teve grandes vultos associados ao seu emblema como Pauleta (internacional português e jogador do PSG). Como equipa insular, o orgulho na representação do seu emblema é evidente na garra com que jogam em campo. E esse é mais um motivo para ter sido bem-recebido na Primeira Liga.

O Santa Claro tem um histórico desportivo muito vasto, com várias participações na Primeira Liga, na Segunda Liga, e mais recentemente a entrada na competição europeia da Liga Conferência por via do excelente momento competitivo que tem atravessado. Saiba mais sobre o histórico, feitos e curiosidades do Santa Clara no nosso artigo.

História e Resumo do CD Santa Clara – Conquistas e Momentos históricos

O Clube Desportivo Santa Clara foi fundado em 1927, e desde essa década que o seu principal foco foi a prática de futebol. Apesar disso, tem vindo a expandir a oferta de modalidades para o futsal, o hóquei em patins, o basquetebol, e mais recentemente com alguns testes na área do eSports.

Um dos grandes impulsionadores do futebol associativo em Ponta Delgada, e que viria a dar origem ao atual Clube Desportivo Santa Clara, foi Rodrigo Neto. Através dele, iniciaram-se os primeiros movimentos associativos e de coletividades para lançar os “Campeonatos de Santa Clara”, em que futebolistas amadores com ambições a organizarem-se profissionalmente começaram a disputar jogos. Desse ambiente profícuo viria a surgir o Santa Clara Foot-ball Club e depois o Sport Club Santa clara.

Estes clubes amadores que surgiram por amor ao futebol e pelo espírito associativo das comunidades insulares resultariam na derradeira fundação do clube-referência dos Açores. Assim, foi em 1927 que, por solicitação da Associação de Futebol de Ponta Delgada, o Governo Civil da região emitiria o alvará para a criação do Clube Desportivo Santa Clara.

Alguns dos feitos do CD Santa Clara ao longo da sua génese incluem:

  • As seis presenças na Primeira Liga de Futebol português.
  • A melhor classificação do Santa Clara na Primeira Liga foi um 6º lugar (em 2020/21).
  • Foi primeiro classificado da Segunda Liga em 2000-01.
  • Teve 41 presenças na Taça de Portugal, sendo a sua melhor classificação os quartos-de-final (em 2020-21).
  • Teve 13 presenças na Taça da Liga, sendo a sua melhor classificação um 3º lugar na fase de grupos (em 2011-12).
  • Entre as provas europeias disputou a Taça Intertoto em 2002-03, e a Liga Conferência em 2021-22.

Curiosidade: O uniforme titular vermelho e branco, e o brasão da águia de asas abertas sobre o emblema do clube, são elementos muito idênticos ao do SL Benfica. Isso acontece porque na década de 1960 o Santa Clara era uma filial do Benfica.

História de Santa Clara

Últimos jogos CD Santa Clara e melhores marcadores da temporada

Fique a par dos mais recentes jogos da equipa e dos principais marcadores desta temporada. Descubra quem tem sobressaído e como tem sido o desempenho geral da equipa. Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e estatísticas do clube.

Jogadores lesionados no momento e as transferências na temporada

Nesta secção, vamos explorar os jogadores que estão lesionados no momento. Damos a conhecer também as transferências que ocorreram durante a temporada. Fique por dentro das últimas notícias e informações sobre a equipa, incluindo quais jogadores estão disponíveis e quais estão fora de jogo devido a lesões. Descubra também quais foram as transferências mais significativas e como elas podem afetar o desempenho da equipa a longo prazo.

Jogadores lesionados:

Transferências:

Jogadores mais memoráveis do CD Santa Clara: conquistas e contribuições

Os jogadores mais emblemáticos do CD Santa Clara foram os que afirmaram um modo de jogo assertivo, e sustentaram subidas de divisão, ou a manutenção do clube na Primeira Liga. Alguns deles ficaram por várias temporadas e deixaram um legado importante quando o objetivo era o clube emancipar-se da Segunda Liga (onde parecia pertencer cronicamente) e passar definitivamente à Primeira Liga dos “grandes”.

Foram estes os jogadores mais influentes do CD Santa Clara e que definiram o seu futebol moderno e competitivo:

  • Paulo Figueiredo: Capitão de equipa do CD Santa Clara, ele chegou ao clube em 1996 numa altura em que disputava a competição da II Divisão B. E ele foi decisivo para as duas promoções consecutivas de liga que levariam o CD Santa Clara à Primeira Liga pela primeira vez na sua história, em 1999. Com um total de 97 jogos por este emblema, Paulo Figueiredo é hoje figura incontornável: o “mágico figas”, como ficou conhecido, haveria de se sagrar campeão da II Liga em 2001-02, promovendo novamente a equipa e ajudando a definir as bases do seu futebol moderno.
  • George: Este jogador brasileiro foi outro dos nomes decisivos para a ascensão do CD Santa Clara à Primeira Liga em 1999. Apesar da sua baixa estatura de 1.68m foi um dos artilheiros polivalentes do ataque, conseguindo ocupar várias posições e dinamizar da melhor forma as linhas ofensivas do plantel de então. Em 32 jogos na sua primeira temporada marcou sete golos. Somou no total 84 jogos pelo emblema de Micaelense.
  •  Fábio Cardoso: Ele é uma das mais jovens promessas da nova equipa do Santa Clara que quer voltar ao pódio do top 10 dos mais fortes e começar a marcar presenças regulares em competições europeias, começando pela Liga Conferência. Fábio Cardoso já leva 71 jogos pela equipa, e chegou à equipa em 2018 vindo da formação do Benfica. Ele é um defesa central com faro para o golo – só em 2018/19, na sua primeira temporada, marcou cinco golos.
  • Osama Rashid: Outro dos incontornáveis do CD Santa Clara, Rashid é um médio do Iraque que foi formado no Feyenoord da Holanda e que haveria de chegar ao Santa Clara em 2017. Logo na sua época de estreia, em 2017-18, disputou 25 jogos e marcou sete golos. Conta com 66 jogos disputados pelo emblema açoriano e é um dos nomes mais importantes que empresta coesão à medio campo e frente de ataque.

Treinadores do CD Santa Clara: Os mais notáveis para o sucesso do clube

Alguns dos treinadores mais notáveis do CD Santa clara foram decisivos para a afirmação de coletivos em campo bem oleados, capazes de fazer frente às equipas grandes da Primeira Liga e de sustentar o seu nível competitivo em crescendo. Com taxas de aproveitamento acima da média, foram vários os treinadores que ergueram aos ombros o Santa clara e formaram o seu espírito guerreiro.

Estes são os treinadores mais influentes da história do CD Santa Clara:

  • Vítor Pereira: Treinador por um período de 732 dias, entre as épocas de 2008/09 e 2009/10, ele conseguiu obter uma média de 1,65 golos por jogo, sustentando a competitividade e a pressão do Santa Clara sobre os adversários. A disputar nestas épocas a Segunda Liga, o Santa Clara terminou em segundo e em quarto lugar nas duas épocas de Vítor Pereira ao leme da equipa, deixando as bases para a subida de divisão que haveria de acontecer.
  • Carlos Pinto: Ele treinou o CD Santa Clara por 570 dias, entre as épocas de 2016/17 e 2017/18. Nos 69 jogos disputados, a equipa comandada por Carlos Pinto conseguiu marcar uma média de 1.59 golos por jogo. Isso significa que, se na primeira época o Santa Clara não se conseguiu reerguer além do 12º lugar, temendo pela despromoção, na época seguinte ficaria em segundo lugar e seria promovido à Primeira Liga. Carlos Pinto ficaria assim conhecido como o treinador que soube reinventar o plantel dos micaelenses e levá-los à mais alta competição em futebol em Portugal.
  • João Henriques: Um dos treinadores modernos do CD Santa Clara que ajudou a solidificar o seu estilo de jogo. João Henriques esteve aos comandos da equipa entre as temporadas de 2018-19 e 2019/20, comandando 78 jogos ao longo de 761 dias, e conseguindo uma média de 1,24 golos por jogo. Foi ele o responsável por assentar as bases do futebol moderno do Santa Clara e de o manter na Primeira Liga com um nível competitivo elevado. Ainda que na sua primeira temporada o CD Santa Clara não tenha passado do 10º lugar, e na sua segunda temporada do 9º lugar.

Informações e curiosidades sobre o CD Santa Clara

Quer obter o raio-x completo sobre o Santa Clara com todos os factos que importa conhecer? Veja então qual o bilhete de identidade do clube micaelense em alguns dados relevantes e rápidos de ler:

  • Ano de fundação do CD Santa Clara: 12 de maio de 1927.
  • Alcunhas dos jogadores e adeptos: Os Açorianos, Bravos Açorianos.
  • Cores do equipamento: Vermelho e branco (titular), Dourado e negro (alternativo).
  • Presidente atual: Ricardo Pacheco.
  • Estádio: Estádio de São Miguel.
  • Capacidade do Estádio: 13.277 lugares.

Algumas curiosidades sobre as claques organizadas do Santa Clara: O clube não tem uma claque oficial, apesar de várias tentativas de os seus adeptos se organizarem em torno de estruturas mais ou menos informais. Alguns dos seus grupos de adeptos incluíram os Santa Canalha em 1998, os Ultra Santa em 2001, os Devils’R’Us em 2004, os Boys on FIRE em 2008, e mais recentemente os Santa 11 em 2011.

Palmarés e títulos do CD Santa Clara

O CD Santa Clara tem vindo a lutar por um lugar de destaque no escalão principal do futebol português, porém, ao longo da sua história, tem estado arredado de títulos importantes.

Os maiores feitos do Clube Desportivo Santa Clara até à data de hoje incluem:

  • O título de campeão da Segunda Liga em 2000/01.
  • A promoção à Primeira Liga em: 1997/98, 2000/01, e 2017/18.
  • A disputa dos primeiros jogos europeus relevantes: a Taça Intertoto em 2003-03 e a chegada à Liga Conferência Europa em 2021/22.

Este é um momento de afirmação do futebol do Santa Clara, pelo que as próximas épocas poderão ser decisivas para fortalecer as bases do seu jogo competitivo e começar a aumentar o grau de ambição desportiva.

Músicas do clube

O hino oficial do Santa Clara, designado simplesmente como “hino Santa Clara”, é a canção de apoio que toca nos estádios e entre os adeptos quando o clube joga. Tem um estilo popular, de marcha, e fala de “sonho” de “garra” e de “emoção”.

É um hino inspirador e popular, que não escamoteia os períodos de sofrimento do clube mas que também diz que “não vás na cantiga dos que te fazem perder”. É por isso uma letra que inspira à resiliência, à atitude combativa e à raça do jogo dos insulares…

Principais informações sobre o estádio do CD Santa Clara

Veja de seguida os principais dados e curiosidades acerca do Estádio do CD Santa Clara:

  • Nome do estádio: Estádio de São Miguel.
  • Local: Ponta Delgada, Açores.
  • Capacidade: 13.277 lugares.
  • Data de inauguração: 1930.
  • Proprietário: Governo Regional dos Açores.

Adeptos famosos do CD Santa Clara

O Santa Clara é outro dos clubes que, embora disputem a Primeira Liga, ainda não têm a projeção internacional para angariar alguns famosos que enverguem a sua camisola. Ainda assim, um dos seus mais conhecidos conterrâneos e simpatizantes é Pauleta.

Pauleta disputou apenas uma época na sua equipa de formação do Santa Clara, em 1994-95. A partir do ano seguinte passaria de imediato a ser internacional português e a jogar por emblemas espanhóis e francese, sendo considerado um dos melhores jogadores modernos portugueses. Nascido em Ponta Delgada, e tendo o Santa Clara no coração, Pauleta será um dos nomes mas conhecidos associados a este clube.

Mascote do CD Santa Clara

A Mascote do CD Santa Clara está neste momento em votação, podendo ser decidido pelos adeptos e simpatizantes do clube no seu site oficial. Já têm circulado mascotes em estágios e eventos do clube, nomeadamente a vaca dos açores. Contudo, este é o momento em que se está a decidir estabilizar a sua mascote oficial.

Estão em votação três opções de mascote neste momento: a vaca dos Açores, o cão de fila dos Açores, e uma mascote que representa uma criança.

Ainda não foram anunciadas as datas para a conclusão da votação e divulgação da mascote oficial vencedora.

Conclusão

Neste artigo sobre o Clube Desportivo Santa Clara abordámos alguns dos feitos da equipa histórica da Segunda Liga Portuguesa que conseguiu à Primeira Liga e afirmar um futebol competitivo e convincente.

Recordámos alguns dos principais feitos do Santa Clara ao longo da sua história, também alguns dos jogadores e treinadores mais marcantes, e ainda dados curiosos que lhe estão associados. O futuro do Santa Clara passa agora por aumentar a parada do seu grau competitivo e começar a obter melhores resultados em competições europeias como a Liga Conferência.