O São Paulo conquistou o título que lhe faltava. Este domingo, o Tricolor empatou com o Flamengo por 1 a 1, no Morumbi, e ficou com o troféu da Copa do Brasil 2023. Bruno Henrique inaugurou o placard para o Flamengo na primeira parte, mas Rodrigo Nestor marcou um golaço de fora da área minutos depois e garantiu o título. A equipa comandada pelo treinador Dorival Júnior precisava apenas do empate, já que venceu a primeira mão, no Maracanã, por 1 a 0.
Saiba como apostar em jogos de futebol
No jogo deste domingo, o Flamengo foi melhor. Controlou o jogo e teve mais oportunidades para marcar. Mas o guarda-redes do São Paulo, Rafael, estava a ter uma grande tarde e ajudou a equipa a segurar o empate. Foram pelo menos três grandes defesas.
O golo do Flamengo surgiu quase no fim da primeira parte, com Bruno Henrique. Minutos depois, Rodrigo Nestor marcou um bonito golo: 1 a 1.
Na segunda parte, o panorama do jogo foi parecido. O Flamengo a criar ocasiões, e o São Paulo a explorar os contra-ataques.
O Flamengo prossegue na sua sina de fracassos em 2023. Foram quatro finais perdidas: Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Campeonato Carioca e, agora, Copa do Brasil. Resta à equipa comandada por Jorge Sampaoli tentar a classificação para a Libertadores via Campeonato Brasileiro. Atualmente, a equipa está fora do G6.
No São Paulo, o momento é de comemorar. O Tricolor levou cerca de 17 milhões de Euros para casa com a conquista da Copa do Brasil e a vaga para a Libertadores 2024.
Dorival Júnior, bicampeão (seguido) da Copa do Brasil, consolou os jogadores do Flamengo (sua ex-equipa) após a partida.
– Foi um trabalho gigante contra uma das melhores equipas, se não a melhor equipa sul-americana. Uma equipa que tem jogadores que até ao outro dia estavam ao meu lado, e sei do potencial, da capacidade e das qualidades – disse.
– De maneira nenhuma (é diferente). Só tenho a agradecer à direção e adeptos do Flamengo. Não tenho nada contra. O meu coração está limpo. Tive um momento maravilhoso no Flamengo e estou a ter agora no São Paulo. Para mim, isso não tem preço – acrescentou.
Do lado do Flamengo, Jorge Sampaoli afirmou que o Rubro-Negro não merecia o segundo lugar.
– Eu acho que o jogo foi favorável ao Flamengo. Nos quatro tempos, três foram para o Flamengo. Nesta Copa, o Flamengo foi melhor do que todos os rivais. Mas o futebol é assim. O São Paulo marcou um golo no final da primeira parte, onde não havia tentado nada. Na segunda parte, a equipa foi buscar, um jogo muito picotado pelo árbitro, muito picotado. Para mim, a equipa foi melhor do que o São Paulo e não conseguiu ganhar – avaliou.