18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial | Somente para novos clientes

Tomar Homenageia Patrícia Sampaio com Novo Nome para o Pavilhão Municipal

- Tomar Homenageia Patrícia Sampaio com Novo Nome para o Pavilhão Municipal

Tributo à judoca olímpica

Na última segunda-feira, a Câmara Municipal de Tomar decidiu, por unanimidade, renomear o Pavilhão Municipal Cidade de Tomar em homenagem à judoca Patrícia Sampaio. A atleta, que conquistou a medalha de bronze na categoria -78 kg dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, é agora imortalizada no nome do pavilhão.

A decisão de homenagear Patrícia Sampaio surge como um reconhecimento ao maior feito do desporto tomarense até à data. A autarquia anunciou a mudança de nome na sua página oficial do Facebook, destacando a importância do triunfo de Sampaio em Paris 2024 para a cidade.

História de distinção

A atleta já tinha sido distinguida anteriormente pelo município. Em 2019, recebeu a Medalha Municipal de Valor Desportivo e, em 2020, a Medalha de Honra do Município, sendo a única personalidade a ser duas vezes homenageada nas cerimónias do Dia de Tomar.

Trajetória e superação

Patrícia Sampaio, nascida em Tomar em 1999, encontrou no judo o seu grande propósito desde cedo, seguindo os passos do seu irmão mais velho, Igor, que também era atleta, e treinador na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Durante a sua carreira júnior, conquistou o bicampeonato europeu e a medalha de bronze nos campeonatos mundiais, além do título europeu de sub-23.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia e por lesões ao iniciar a carreira sénior, Patrícia Sampaio manteve a sua determinação. Participou nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (realizados em 2021 devido à covid-19) e, em 2024, regressou aos Jogos Olímpicos em Paris, onde só foi superada pela campeã olímpica italiana Alice Bellandi. Na cerimónia de encerramento, foi a porta-estandarte de Portugal.

Vivaposta
460 articles