18+ | Jogue com responsabilidade | Termos e Condições Aplicáveis | Conteúdo comercial

Estratégia de poker e dicas para Texas Hold’em e PLO

Texas Hold'em

Independentemente de ser um jogador de poker principiante ou experiente, é crucial entender uma boa estratégia de poker para ganhar ou mesmo só para saber jogar.

Existem diferentes tipos de estratégias que os jogadores podem seguir e diferentes estratégias aplicam-se a cada categoria de poker. O conhecimento destas estratégias pode ajudar os jogadores de todos os níveis a melhorar o seu jogo e ganhar.

Neste artigo, vamos falar sobre duas estratégias básicas para dois dos mais populares jogos de poker – Texas Hold'em e Pot-Limit Omaha (PLO).

Dicas básicas de poker

Antes de começar a praticar uma estratégia específica para o Texas Hold'em e Omaha, é importante lembrar algumas da regras básicas.

As cartas que tem na mão são as únicas cartas que o difere3nciam do resto da mesa e só devem ser vistas por si.

Todas as outras cartas na mesa são conhecidas como cartas comunitárias e são partilhadas por todos os jogadores na mesa. Os jogadores têm de usar as cartas comunitárias para construir a melhor mão e tentar ganhar.

Há também uma grande quantidade de bluff envolvida que pode realmente melhorar o jogo dos jogadores. No entanto, para efeitos deste artigo vamos concentrar-nos apenas em pontos estratégicos a ter em conta.

No entanto, se estiver interessado em aprender sobre bluff ou como pode melhorar as suas capacidades de bluff, leia o nosso artigo com dicas para conseguir a sua primeira grande vitória!

Dicas básicas de póquer

Estratégia de poker no Texas Holdem

Aprender estratégias de poker no Texas Hold’em vai melhorar instantaneamente as suas hipóteses de ganhar pois a maioria dos jogadores usa uma abordagem incorreta para o jogo.

Parte da estratégia básica é evitar cometer erros dispendiosos. Uma maneira importante de fazer isso é familiarizar-se com as regras básicas de poker, o que pode custar muito dinheiro a um jogador se não forem seguidas.

É importante ter em mente os seguintes pontos estratégicos:

  1. Quando você vê as suas cartas, tenha cuidado para não revelar nada com a sua reação – tem de canalizar a sua melhor cara de poker
  2. A estratégia no Texas Hold'em baseia-se nas cartas que tem na sua mão, mas tem de ter paciência. Na maior parte do tempo, vai ter mãos más.
  3. O número de jogadores num jogo pode influenciar se as suas cartas são consideradas boas ou não. No entanto, normalmente deve considerar seriamente dobrar antes do flop, se tiver duas cartas que não sejam um par, ambas com valor inferior a 10.
  4. Se a big blind (uma aposta forçada concebida para assegurar que cada mão tem um pote) é bastante baixa, pode ser útil pagar para ver o flop, mesmo se não tem cartas particularmente fortes na sua mão.
  5. Depois de ver o flop, não tenha medo de reduzir as suas perdas e sair do jogo

Estratégia de poker no Omaha

O Pot Limit Omaha (PLO) é, atualmente, a segunda variante de poker mais popular. À primeira vista, parece ser muito semelhante ao Texas Hold'em, mas as diferenças são significativas.

Cada jogador recebe quatro cartas privadas em vez de duas, e devem usar exatamente duas delas combinadas pelo menos três cartas comunitárias.

Porque há mais cartas, a força da sua mão também sobe. A mão que é extremamente forte no Texas Hold'em poderia ser considerada fraca no Pot Limit Omaha, e, grande parte das vezes, mãos como straights, flushes e full houses ganham.

No PLO, é importante ter em mente os seguintes pontos estratégicos:

  1. No Limit Omaha, geralmente, é preciso ter a “nut” (a melhor mão possível), ou algo próximo disso, para ganhar. A “nut” é a mão que só pode ser derrotada por quadras ocultas e straight flushes. Estas são referidas como “puré nut”. Na maior parte das vezes, tem de tentar obter um nut straight, nut flush ou nut full house
  2. Fique atento às possibilidades de ter uma mão nut e certifique-se de que sabe sempre quais são as três melhores mãos possíveis.
  3. Lembre-se que as cartas vencedoras do Texas Hold'em não têm significado no PLO, precisa de dois pares, um set ou melhor no flop.
  4. Não suba a aposta antes do flop, a menos que tenha Ases ou Reis.
  5. Não sobrestime pares baixos.

Gráfico da estratégia de mãos no Omaha

O gráfico abaixo mostra o ranking das mãos de poker no PLO. Aprender o ranking das mão de poker, especialmente no Omaha torna mais fácil aplicar a estratégia acima indicada.

mãos no Omaha

O que são outs e probabilidades?

Um dos conceitos mais básicos de poker é conhecer os outs e calcular as probabilidades. Esta é uma parte vital de uma boa estratégia de poker.

Um out no poker corresponde a todas as possíveis cartas que poderiam melhorar a sua mão.

Antes de começar a jogar poker, é uma boa ideia aprender o ranking das mãos de poker para depois ser mais fácil saber quais as cartas quer formam as melhores mãos.

Por outro lado, as probabilidades no poker correspondem à probabilidade de os jogadores ganharem um jogo com as cartas que receberam.

Lembre-se, cada jogada de poker afeta as suas probabilidades de ganhar.

Calculador de outs e probabilidades

Durante um jogo de poker, é importante que os jogadores possam contar os seus outs. Calcular os outs no poker é aritmética básica e torna-se mais fácil com o tempo.

Quantos mais outs um jogador tem, mais hipóteses tem de formar uma mão vencedora.

Contar as probabilidades é simples, é só contar as cartas que ainda estão no baralho que lhe dariam a melhor mão possível.

Por exemplo: se tem dois ouros e recebe um no flop, há ainda 10 ouros no baralho. Isto significa que tem 10 outs.

As probabilidades e os outs no poker estão relacionados porque, depois de ter cotado os seus outs, pode calcular a hipótese de sair do baralho a carta que precisa.

Para fazer isso, tem de subtrair a quantidade de cartas não vistas que ainda estão no baralho do número de outs que tem. Por exemplo, 44 cartas não vistas – 4 cartas vencedoras (outs) = 40

Portanto, as suas probabilidades são de 40 para 2, simplificado para 20-1 de hipóteses de sair do baralho a carta que precisa

Quer saber mais sobre probabilidades e outs no poker? Consulte o nosso guia completo para probabilidades e outs aqui!